Outubro Rosa: Grupo Luta Pela Vida realiza mutirão de mamografias gratuitas

Como forma de apoiar a luta contra o câncer de mama e incentivar a prevenção entre as mulheres, o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) promoverá, durante o Outubro Rosa deste ano, um mutirão de exames de mamografia gratuitos para a população feminina de Uberlândia. Os exames serão realizados em uma clínica parceira do GLPV.

Para participar, as mulheres devem ter 40 anos ou mais e fazer o agendamento via WhatsApp pelo número 0800 340 2062.

Atendimento especializado após os exames

Com o objetivo de oferecer um serviço completo de prevenção e cuidado, a ação também contempla atendimentos individualizados após a realização das mamografias.

Os resultados dos exames serão encaminhados diretamente ao Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer (NUPPPEC) do Grupo Luta Pela Vida, que realizará atendimento individualizado para todas as participantes do mutirão. Caso seja necessário, o NUPPPEC providenciará o devido encaminhamento. Esses atendimentos serão realizados mediante agendamento pela equipe do Núcleo.

Outubro Rosa

O movimento de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da prevenção à doença, foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, o movimento é promovido anualmente e ganhou proporções internacionais. No Brasil e em diversos outros países, o Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, ajudando a reduzir a incidência e a mortalidade pela doença.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença no Brasil em 2024.

Todos os anos, o Grupo Luta Pela Vida realiza a campanha Outubro Rosa para promover a conscientização e prevenção do câncer de mama. Neste ano, o tema da campanha é “O caminho é a prevenção”, destacando a importância do cuidado com a saúde por meio de hábitos saudáveis e ações preventivas como a melhor forma de combater o câncer de mama.

Nesse contexto, a prevenção primária do câncer de mama consiste na redução de fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção, como a prática regular de atividade física, a manutenção de um peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável, e a evitação do consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator de proteção.

Já a prevenção secundária está focada na detecção precoce da doença, que, no caso do câncer de mama, é feita principalmente através do exame de mamografia. Além de estarem atentas a alterações no próprio corpo, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos, exame disponibilizado pelo SUS. Esse procedimento pode identificar o câncer antes do aparecimento de sintomas. Para mulheres com histórico familiar da doença, o exame é recomendado a partir dos 40 anos, mesma idade em que o exame pode ser realizado na rede privada.

Assessoria