Festival Sabores do Cerrado reúne restaurantes que celebram a riqueza gastronômica regional

O evento acontece neste fim de semana no estacionamento do Uberlândia Shopping em uma estrutura totalmente cobertaO Festival Sabores do Cerrado traz uma seleção de restaurantes com uma rica diversidade de pratos inspirados nos sabores e ingredientes nativos da região. O evento, que ocorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, vai transformar Uberlândia em um verdadeiro polo gastronômico, com foco na valorização da biodiversidade do Cerrado mineiro.
Entre os restaurantes participantes, destacam-se nomes como Trem Bão PãodeQueijaria, famosa por reinventar o tradicional pão de queijo; Libertas Restaurantes, que combina pratos regionais com toques contemporâneos; e Didia Forneria, trazendo pizzas artesanais com ingredientes locais. Já o Comida de Garagem e o No Jardim Café prometem uma fusão de criatividade e autenticidade em pratos que homenageiam ingredientes símbolos do bioma Cerrado.
O festival também abre espaço para a diversidade de dietas com opções como o Junkie Vegano, que oferecerá pratos que reforçam o compromisso com a sustentabilidade. Larissa Rodrigues Gastronomia, O Entreposto e Point do Mercado apresentam criações que exaltam os sabores rústicos e autênticos da culinária mineira, enquanto Mundo Café e By Vanessa Cover trazem o melhor da gastronomia afetiva com ingredientes locais.
Além disso, o público poderá se deliciar com os crepes do Crepefy, os churros artesanais do Motors Churros e os picolés refrescantes do Oásis Picolés, que prometem agradar os paladares de todas as idades. Bebidas típicas e inovadoras serão servidas pelo Capilé Drinks, oferecendo uma experiência sensorial completa.
O Festival Sabores do Cerrado não é apenas uma vitrine de pratos deliciosos, mas também uma plataforma de conscientização sobre a importância da preservação das tradições gastronômicas e da biodiversidade do Cerrado. Ao utilizar ingredientes nativos, os chefs participantes ajudam a proteger espécies ameaçadas e a perpetuar os saberes culinários passados de geração em geração.
Com uma programação recheada de atividades culturais e educativas, o festival promove a riqueza cultural e o desenvolvimento sustentável da região, celebrando o Cerrado como fonte inesgotável de sabores e saberes.
Patrocínio e apoio
O projeto Cozinha do Cerrado (Festival Sabores do Cerrado) é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento recebe o apoio institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/Regional Uberlândia) e ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Regional Triângulo Mineiro), parceiras na realização de oficinas e palestras. Realização da HPL Produções e Eventos Ltda. e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente. O evento também conta com o apoio das empresas Cozix, Consigaz, Trebeschi, Coca-Cola, Eisenbahn e Canto de Minas.
A entrada é gratuita, no entanto a organização do festival incentiva os participantes a doar 1Kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício, ou água, água de coco e leite para o Grupo Luta Pela Vida, instituição responsável pela humanização do tratamento dos pacientes oncológicos do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Serviço:
Workshop com Marina Cavechia e André Vasquez
Serviço: Festival Sabores do Cerrado
Data: 19 de outubro de 2024
Horários: Sábado (19), às 17h e 20h30.
Local: Estacionamento do Uberlândia Shopping – Cozinha COZIX
Patrocínio: CEMIG e Governo de Minas Gerais
Apoio: EMATER e ABRASEL
Mais informações: www.festivalsaboresdocerrado.com