Divulgação/Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) instalou, nesta semana, um novo medidor de vazão na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. Para realizar o serviço, foi necessário desligar o sistema de abastecimento da estação durante os trabalhos dos técnicos da autarquia. Contudo, o atendimento à população foi mantido devido ao Sistema Integrado de Abastecimento, que permite que a ETA Bom Jardim receba água do Centro de Reservação Custódio Pereira, abastecida pelas ETAs Capim Branco e Sucupira.

“Os trabalhos mostraram quão importante foi a conclusão do Sistema Integrado de Interligação. Sempre que for necessário realizar intervenções em alguma ETA, o sistema se completará dando suporte. Com isso, o abastecimento não será interrompido”, explicou a diretora do Sistema de Abastecimento de Água do Dmae, Rejane Nunes Cerqueira.

O Dmae concluiu a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento no início de novembro e conta com a interligação de 4,9km de adutoras entre o Centro de Reservação Custódio Pereira e a praça Dr. Ney Hugo de Alencar, no Santa Maria, onde estão localizados registros da adutora, que levam água da ETA Bom Jardim e distribuem para a região central. Foram instaladas também válvulas para realização das manobras de controle hídrico, que poderão fazer o sistema de reversão, com a água que sai de Capim Branco e chegando à ETA Bom Jardim.

O diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, lembra que os investimentos no sistema de distribuição de água foram importantes para garantir o abastecimento mesmo no período de seca severa, que atingiu o país em 2024.

“Enquanto neste ano mais de 130 cidades mineiras decretaram situação de emergência pela falta de chuvas, com racionamentos ou até mesmo sistemas quase zerados, Uberlândia garantiu um abastecimento através da eficiência de captação dos nossos três sistemas. É um compromisso do Prefeito Odelmo Leão com a população da nossa cidade e estamos investindo para garantir que seja cumprido”, ressaltou.

PMU