A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta terça-feira (2), a programação especial de estímulo ao empreendedorismo no estande próprio estabelecido dentro da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec). Na “Arena da Inovação”, a gestão municipal realizou, durante o dia, quatro atividades, com destaque para o Polo Day, espaço para falar do Polo Tecnológico Sul, ouvir a experiência de quem já adquiriu lotes no local e tirar dúvidas.
Localizado na rua da Carioca, 3.000, bairro Gávea, o Polo Tecnológico Sul foi idealizado pela gestão do prefeito Odelmo Leão e formalizado junto ao programa “Inova Uberlândia”, cuja lei de apoio às empresas de base tecnológica foi sancionada em 2017. Conduzido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), o condomínio fechado tem 152.845 metros quadrados (m²) com 32 lotes ao todo.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia está com nova concorrência pública (nº 797/2023) para interessados na aquisição de lotes do Polo Tecnológico Sul. Por meio de alienação subsidiada, o Município disponibiliza 21 terrenos para instalação de empreendimentos de base tecnológica e atividades de suporte, como alimentação, educação, saúde, entre outros. Outros sete lotes foram vendidos por meio de processos anteriores e os projetos de construção já estão em fase de aprovação pela Prefeitura. (Acesse aqui a página oficial do Polo Tecnológico Sul)
Ainda durante o evento, aberto oficialmente nesta segunda-feira (1º), no Pavilhão do Agronegócio do Parque de Exposições Camaru, a Prefeitura de Uberlândia realizou, nesta terça, outras três atividades: “Yes! Agro sem fronteiras”, um bate-papo com a embaixada dos Estados Unidos em Brasília (DF); “Tecnologia de ponta’: ciclo de palestras tecnológicas com foco na apresentação de pesquisas e compartilhamento de tendências inovadoras; e “O momento é Esse!’: conexão de empresas com startups e pesquisadores em busca de oportunidades de negócios e parcerias estratégicas para impulsionar a economia local.
Confira a seguir o que acontece nos próximos dias:
• Quarta-feira (3):
14h: Vitrine: Exibição de modelos de negócios por meio de apresentações curtas e diretas voltadas para investidores, parceiros, empresas e produtores.
15h30: O momento é Esse!
• Quinta-feira (4):
10h: Elas no Campo: voltado para a valorização da mulher do agronegócio de Minas Gerais
11h: Honrar o Agro: incentivo à participação do jovem no dia a dia do agronegócio
14h: Agro + Sustentável: projeto pioneiro da primeira planta industrial para produção em larga escala de energia e fertilizante a partir do lodo de esgoto, realizado no Centro de Inovação em Sustentabilidade na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha
• Sexta-feira (5):
14h: Conecta Agro: encontro sobre ecossistema de inovação com representantes do segmento agro
15h30: Conecta Atores do Ecossistema: encontro de representantes do ecossistema de inovação