O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta segunda-feira (25), a ordem de serviço para início das obras de ampliação e modernização do Centro de Reservação São Jorge. No local, será construído um novo reservatório de água tratada, que vai acrescentar à atual estrutura um potencial de armazenamento de 6 milhões de litros de água. O objetivo é atender o crescimento da região e a regularização do Glória. A autorização foi dada ao lado do diretor-geral da autarquia, Renato Rezende, e também contou com a presença de empresários, que entregaram um projeto unificado para embasar a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Setor Sul.
“Desde o nosso primeiro mandato à frente da Prefeitura de Uberlândia, temos conseguido garantir cada vez mais atendimento eficiente e de qualidade ao nosso povo, tanto que, pelo 15º ano consecutivo, somos a melhor de Minas Gerais e estamos entre as cinco melhores cidades do país em saneamento básico. Isso é resultado de trabalho, de ações concretas, de acompanhar o crescimento da nossa cidade e as novas demandas que surgem. Com o pleno funcionamento do novo reservatório, vamos dobrar a capacidade de armazenamento de água no Centro de Reservação São Jorge, atendendo uma população de até 50 mil novos habitantes nesta região, o que inclui moradores do bairro Élisson Prieto (antigo Glória), que está em processo de regularização”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Com investimento de mais de R$ 9 milhões, provenientes de financiamento da Caixa Econômica Federal com contrapartida do Dmae, a ampliação e modernização do Centro de Reservação São Jorge será executada pela empresa licitada Target Engenharia Civil e Elétrica.
“Temos uma região que está crescendo rapidamente e que vai precisar duplicar sua reserva de água para que a população continue a ter segurança hídrica. Por isso, estamos viabilizando esta obra antecipadamente, para que o sistema esteja apto a atender os contribuintes com abastecimento contínuo de água tratada”, disse o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, sobre a importância da obra para atender o crescimento no entorno do bairro São Jorge.
Como estrutura metálica em aço carbono, o segundo reservatório será abastecido pela Estação de Tratamento Água (ETA) Capim Branco e terá capacidade para 6 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 6 milhões de litros. Serão executados também estação pressurizada, chaminé de equilíbrio, caixas de manobras com respectivas tubulações, registros, tubulações de interligação ao sistema existente.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Projeto unificado para o Sistema de esgotamento sanitário do setor Sul
O compromisso da gestão Odelmo Leão com a qualidade do saneamento básico oferecido à população mobilizou empresários da cidade em prol de um projeto unificado para o esgotamento sanitário do setor Sul de Uberlândia. O documento foi entregue pela Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba (Aelo – TAP) para execução por meio do Dmae e em benefício dos bairros São Jorge, Glória, Laranjeiras, Shopping Park e Gávea.
“Com a concretização deste sistema de esgotamento sanitário, será possível atender uma população de mais de 300 mil pessoas, bem como novos empreendimentos”, observou o presidente da associação, Leandro de Sousa Cecílio.
O projeto contempla 1 elevatória de esgoto de 900 litros por segundo, 1 elevatória de 1.400 litros por segundo, aproximadamente 14 km de redes de esgoto, mais de 6.200 metros de tubos de concreto, mais de 6.300 metros de tubos de polietileno de alta densidade (Pead) e mais de 380 metros de tubos de aço carbono.
PMU