Considerada uma das cozinhas nacionais mais antigas e tradicionais, a culinária amazonense une a tradição local dos indígenas e também influências de outras culturas e países. Entre os dias 12 e 25 de março, essa gastronomia tão importante para o país é a estrela do Festival Sabores da Amazônia do Clementina Bar e Ristoranti. O menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, poderá ser adquirido pelo valor de R$149 e para conhecer os pratos com sabores amazônicos é necessário fazer reserva prévia por meio do clementinabareristoranti.com.br. O Clementina está aberto todos os dias a partir das 17h, e está localizado no Mercure Uberlândia Plaza Shopping Hotel. 

O Sabores da Amazônia abre a temporada de festivais do Clementina com ingredientes, técnicas e até mesmo a apresentação dos pratos que remetem à culinária amazonense. Rafael Oliveira, Chef do Clementina, fala sobre a ideia de trazer uma parte da cozinha do norte para o festival. “Começamos nossa temporada de festivais em 2024 de uma maneira mais que especial, colocando em destaque uma ‘parte’ da cozinha brasileira que carrega muitas histórias e que faz parte da história da minha família, sabores profundos e ingredientes únicos e típicos”, destaca. 

Foram elaborados 10 pratos com diferentes preparos e alimentos típicos da culinária amazonense. O peixe, por exemplo, é uma das principais proteínas usadas dos pratos da região devido a grande variedade de espécies, e no menu do Festival ele também estará presente, trazendo leveza e sabor. Outros ingredientes típicos como o açaí, tucupi, cupuaçu, castanha e mais também marcam presença nos pratos. 

Confira o menu completo:

  • Entradas

Tambaqui de banda: deliciosas costelinhas de tambaqui servidas em uma ‘cama’ de farofa aromática e acompanhada com emulsão aioli de alho e rúcula.

Caldo de pintado: saboroso caldo cremoso de peixe pintado ao dendê feito com a base de pimentões.

  • Prato Principal

Pato ao tucupi: um dos pratos mais tradicionais da culinária amazonense, no Festival traz sobrecoxa de pato preparado no sous vide, finalizado em redução de tucupi e acompanhado de arroz com castanhas do Pará e tomates cereja. 

Pirarucu ao confit: pirarucu braseado e servido com molho campanha de feijão manteiguinha acompanhado por risoto negro, banana e chips de mandioca

Aruanã da terra: filet de aruanã – saboroso peixe de água doce – preparado na manteiga de castanhas e alecrim, servido em ‘cama’ de purê de banana da terra com physalis aromáticas.

  • Sobremesa

Açaí cumaru:  um delicioso e aromático creme de açaí com crocante de banana e castanhas, salpicado de cumaru – conhecido como a "baunilha amazônica".

Cupuaçu cremé: mousse de cupuaçu cremoso em dupla camada com redução da própria fruta e finalizado com nibs de cacau com chocolate ao leite e amêndoas laminadas.

Assessoria