ECOVIAS: Projeto de pesagem de veículos de carga na velocidade da via recebe menção honrosa no Prêmio P3C

Sandbox regulatório da Ecovias do Cerrado com a ANTT traz inovação com ganho de fluidez, segurança viária e ambiental
O projeto “HS-WIM – Pesagem em Movimento na Velocidade da Via” foi reconhecido, no dia 26, com menção honrosa durante a entrega do Prêmio P3C, na B3. A iniciativa da concessionária Ecovias do Cerrado, unidade do grupo EcoRodovias que atua nas BR-364 e BR-365, em Minas Gerais e Goiás, integra o Sandbox regulatório da ANTT – oportunidade que permite criar um ambiente experimental para implementação de novas tecnologias e modelos operacionais mais modernos e eficientes.
Ao receber o prêmio, o Diretor Superintendente da concessionária Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, explicou os benefícios desse sistema, até então inédito no país. “Estamos transformando todo o processo lento de pesagem dos veículos, que compromete a fluidez das rodovias, em um processo que está levando em torno de 1,2 segundo. Nesse tempo já estamos conseguindo pesar um veículo de carga com precisão, trazendo ganhos de fluidez e segurança. Do ponto de vista ambiental, já temos estudos que indicam redução de 20% nas emissões de gases de efeito estufa”, disse. 
*Saiba mais*
Em 2023, a Ecovias do Cerrado inaugurou as primeiras balanças do país de pesagem de veículos de carga na velocidade da via. Esse sistema possibilita a fiscalização de excesso de carga de 100% dos veículos comerciais sem a necessidade de fazer desvios no trajeto, evitando paradas e possíveis atrasos na viagem. 
O HS-WIM dispensa a construção de um Posto de Pesagem Veicular (PPV), com balanças e pátios às margens da via, para fazer a fiscalização. A pesagem é feita de forma automática e diretamente na via por meio de sensores de alta precisão instalados no pavimento e que aferem a carga durante a passagem do veículo. De forma simultânea, câmeras inteligentes posicionadas em um pórtico identificam o modelo, a quantidade de eixos, a placa e o tipo de caminhão ou ônibus que está sendo pesado. 
Após a fase de testes por meio do Sandbox da ANTT, será possível criar uma regulamentação que irá viabilizar o uso desse sistema em todo o país. 
Os dispositivos, estão instalados no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG e no km 110 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO, sendo o do trecho Goiano o primeiro a ser capaz de fiscalizar, ao mesmo tempo, veículos que circulam pelos dois sentidos de uma rodovia de pista simples. Em novembro, esse projeto foi vencedor do Prêmio ANTT – Destaques 2023.