O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com empresas do ramo de energia, promove, nesta quinta-feira (4), às 14h, uma série de palestras sobre geração de energia e fertilizantes naturais por meio de processamento dos resíduos sólidos e lodo de esgoto. A atividade ocorre no pavilhão de eventos da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), que é organizada pelo Sindicato Rural e Uberlândia e tem na Prefeitura sua principal parceira. Para acompanhar todas as palestras, não é necessário fazer inscrição.

Além da autarquia municipal, participam do bate-papo o coordenador do projeto de sustentabilidade no Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) da Prefeitura de Uberlândia, Edimar Gelinski (da empresa Campo), o project manager da Energas Geração de Energia, Kennedy Ribeiro, e o diretor de operações da Valoriza Fertilizantes, Marco Antônio Ferreira.

Em janeiro deste ano, o prefeito Odelmo Leão inaugurou o CIS na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. A ação representou o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. No local, já teve início um projeto piloto inovador para a conversão do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis.

“Essas palestras são importantes para o público do evento, por mostrarem que por meio do agronegócio é possível impulsionar diversos outros segmentos da economia. A geração de energia é algo muito forte no agronegócio e pode proporcionar sustentabilidade não somente econômica, como também ambiental, para toda a cadeia produtiva”, afirmou o coordenador da Gerência Ambiental do Dmae, Celismar Costa.

O núcleo de coleta seletiva do Dmae também marca presença na Femec deste ano. Todos os dias, os servidores da autarquia passam pelos estandes, conscientizando e promovendo o descarte correto e sustentável dos resíduos sólidos.

 PMU