A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveram em parceria o projeto Rede Mineira de Logística Reversa para coleta de lâmpadas destinadas à reciclagem. Idealizada em 2017, essa iniciativa foi implementada em 2023 com o propósito de viabilizar e conscientizar as comunidades dos 17 municípios participantes do projeto-piloto do Estado de Minas Gerais. Como resultado, a ação coletou mais de 28 mil unidades de lâmpadas, as quais serão devidamente encaminhadas para destinação ambientalmente correta.   

“Contribuir para a gestão da logística reversa das lâmpadas arrecadadas neste projeto nos traz imensa satisfação, pois representa um avanço significativo em nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Natalia Fochi, coordenadora dos departamentos ambiental e logística da Reciclus.   

O projeto Rede Mineira de Logística Reversa ocorre em duas fases. Na primeira etapa, foi realizada uma extensa campanha de divulgação, envolvendo toda a rede de ensino dos municípios, bem como os comércios locais, incluindo oficinas mecânicas, postos de combustíveis, estabelecimentos de reparo de eletrodomésticos e computadores, e lojas agropecuárias.   

Já na segunda fase de execução do projeto, foram realizados encontros chamados "Uma Tarde pelo Planeta", com a proposta de abordar temas relacionados à logística reversa por meio de jogos e brincadeiras, apresentações teatrais com temática ambiental, divulgação dos objetivos da ação por meio de carros e motos de som, além da coleta de resíduos realizada diretamente no local do evento.   

“Na fase de educação ambiental, a Reciclus disponibilizou as ‘Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente’. Buscamos fortalecer o conhecimento e a conscientização sobre a preservação ambiental, capacitando cada indivíduo a contribuir para um agora mais sustentável”, explica Camilla Horizonte, gerente de Operações e Marketing da Reciclus.   

O projeto-piloto foi patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) no edital de projetos de pesquisa em extensão pelas instituições UFV, UFSJ, UFLA, UFTM, UFMG e Cefet-BH, e, ao todo, coletou mais de 30 toneladas de resíduos. Além da Reciclus, a ação conta com a participação de outras entidades que destinam outros tipos de resíduos.   

“Apresentar a logística reversa à sociedade foi essencial para alcançar o significativo recolhimento de mais de 30 toneladas de resíduos nos 17 eventos "Uma Tarde pelo Planeta" do projeto-piloto da UFV. Além disso, por meio das cartilhas da Reciclus, conseguimos ilustrar e ampliar as discussões sobre sustentabilidade, enfatizando o papel de cada um na separação e na correta destinação dos resíduos. Com o sucesso alcançado, esperamos expandir o projeto para outras regiões do estado”, ressalta a Nina Rosa, idealizadora da Rede Mineira de Logística Reversa.    

Desde o início das operações da Reciclus, já foram coletadas mais de 39,3 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de entrega distribuídos por todo o país. Para saber o local mais próximo, acesse www.reciclus.org.br, clique em "Onde Descartar" e faça uma busca com o seu CEP.