No período de 20 a 26 de outubro, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) coletam dados nas regiões produtoras de Minas Gerais para compor as estimativas do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025. A realização do estudo se dá via contato telefônico pelos técnicos da Companhia às diversas instituições parceiras, como cooperativas agrícolas, empresas de assistência técnica públicas e privadas, revendas de insumos agropecuários e empresas de planejamento de projetos rurais.
Nesta pesquisa, serão levantadas informações a respeito da área a ser plantada, percentual já semeado, condições das lavouras, estádio de desenvolvimento das culturas, oferta e demanda por insumos e crédito rural para as culturas de 1ª safra (algodão, amendoim, arroz, feijão, milho e soja).
No primeiro levantamento desta safra, estimado pela Conab neste mês de outubro, o estado de Minas Gerais tinha produção total prevista de 17,24 milhões de toneladas, em uma área de 4,27 milhões de hectares e produtividade média dos cultivos de 4.033 quilos por hectare. Os números do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 serão divulgados no dia 14 de novembro.
Secom