Equipe brasileira poupa alguns titulares e encerra sua participação na competição; iranianos avançam para as semis na liderança do grupo A

Por Mateus Batista (Praia Clube)

No primeiro jogo da rodada final da fase de grupos, o anfitrião Praia Clube se despediu do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino com derrota por 3 a 0 (25/16, 25/13 e 25/21) diante do Foolad Sirjan (IRI), campeão asiático e que entrou já classificado para as semifinais. O Praia foi superado nos dois jogos iniciais, diante do Al-Ahly (EGY) por 3 a 1, e do Lube Civitanova (ITA) por 3 a 0, enquanto o Foolad Sirjan surpreendeu os italianos na estreia, vencendo por 3 a 2, e derrotou os egípcios na rodada seguinte por 3 a 1.

A formação inicial do Foolad Sirjan (IRI) foi a mesma das duas partidas iniciais, com o levantador Ali Ramezani; o oposto Hajipour; os ponteiros Esi e Abdolhamidi; os centrais Seyed e Mohammad; e o líbero Marandi. O técnico da equipe é o iraniano Behrouz Ataei Nouri. Já o Praia Clube (BRA) veio com mudanças: o oposto Franco foi poupado, sendo substituído por Rafa, e o levantador Gustavo deu lugar para Bruno Canhoto. O restante da equipe se manteve, com os ponteiros Lucas Lóh e Maicon; os centrais Pietro e Eliezer; e o líbero Pedro. O técnico da equipe é Fabiano “Magoo” Ribeiro.

O primeiro set iniciou de maneira equilibrada, com as equipes se estudando e conseguindo viradas de bola sem dificuldade. Em boa sequência de saques do ponteiro Abdolhamidi, os iranianos abriram três pontos de vantagem, e o Praia passou a ter mais dificuldade para pontuar, muito por conta do ótimo bloqueio do time iraniano, que se aproximava da vitória no set, impulsionado pelos ataques nas extremidades, enquanto o Praia buscava uma reação nas jogadas com os centrais. O central Seyed fechou a primeira parcial em 25/16 para o Foolad Sirjan justamente em uma bola rápida pelo meio.

No segundo set, o roteiro do fim da parcial anterior se repetiu: os campeões asiáticos mantinham um bloqueio muito forte e uma defesa sólida, dificultando a virada de bola dos anfitriões, que cometiam alguns erros de ataque. Ainda aproveitando bastante as jogadas pelas extremidades da rede, o Foolad Sirjan apresentava um ótimo volume de jogo, abrindo larga vantagem na parcial e dificultando cada vez mais a vida do Praia. Em ponto de bloqueio pela saída de rede, os iranianos fizeram 2 a 0 no jogo, com 25/13 no set.

No terceiro set, o Praia começou equilibrando as ações de jogo, com dois pontos de bloqueio que inflamaram a torcida na Arena Sabiazinho logo no início da parcial. Porém, o Foolad Sirjan passou a ajustar sua marcação, apresentou mais volume de jogo e voltou a abrir vantagem, especialmente após o bloqueio de Mohammad, fazendo 11 a 7. Nem o pedido de desafio preciso de floor touch do técnico Fabiano “Magoo” durante um rally abalou os iranianos, que logo pontuaram e seguiram rumo à vitória. O Praia ainda reagiu na reta final com bloqueios de Lucas Lóh, mas o Foolad Sirjan fechou a partida com um 25/21, após ataque da entrada de rede do ponteiro Abdolhamidi.

Com três vitórias em três jogos, o Foolad Sirjan termina a fase de grupos na liderança do grupo A, com oito pontos, enquanto o Praia encerra sua participação na competição sem pontuar. Agora, os iranianos aguardam a definição do segundo colocado do grupo B para descobrirem seu adversário nas semis, enquanto o Praia volta suas atenções para a Superliga Masculina.

O torneio

Sediado em Uberlândia (MG), o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) é organizado pelo Praia Clube, em parceria com o Sada Cruzeiro. Os jogos ocorrerão de 10 a 15 de dezembro na Arena Sabiazinho, com capacidade para 6 mil pessoas. Alguns dos melhores times e atletas do mundo estarão em quadra disputando o título.

O Mundial de Clubes entra para o portfólio de grandes eventos já realizados pelo Praia Clube. Em anos recentes, o Clube organizou duas etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), além de etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia e do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol Feminino em 2023.

O torneio é realizado pela Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master é do Governo de Minas Gerais, via Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).