Reprodução/@arthurgsf94/Leto Riba- CBF

O ala uberlandense Arthur Guilherme de Sousa Fortunato, que teve a sua iniciação esportiva nas escolinhas de futebol de campo da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), é hexacampeão mundial de futsal pela seleção brasileira. A conquista veio neste domingo (6), no Uzbequistão, com o título do torneio na vitória sobre a Argentina pelo placar de 2 a 1. O Brasil está de volta ao topo depois de 12 anos.

“A conquista do Arthur serve de exemplo para nossos alunos nas diversas escolinhas esportivas da Futel. Uberlândia é atualmente uma referência esportiva, com diversos atletas defendendo grandes equipes no Brasil e no exterior com conquistas importantes em diversas modalidades. Possibilitar o desenvolvimento de nossas crianças e jovens é compromisso das políticas públicas da Prefeitura, desde o retorno do prefeito Odelmo Leão à gestão municipal”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Trajetória do ala

“A iniciação na escolinha da Futel foi muito importante na minha formação como atleta e cidadão. Tenho orgulho dessa história”, disse o atleta em entrevista à fundação em 2018, quando foi convocado para compor a equipe de futsal do Barcelona. Artur começou sua trajetória esportiva aos 10 anos de idade na escolinha de futebol de campo no Parque do Sabiá.

Por sugestão de amigos, o jogador ingressou no futsal aos 12 anos no Praia Clube. Em seguida, passou pelo UTC e retornou ao time praiano até chegar ao Corinthians, onde conquistou os títulos Paulista e da Liga Nacional. Ainda no Brasil, foi contratado pelo Sorocaba, onde jogou durante 1 ano e meio.

Jogador do Benfica de Portugal, o ala de 30 anos tem uma Liga Nacional, uma Supercopa Brasil, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, uma Primeira Divisão da Espanha, duas Copas da Espanha, duas Copas do Rei e Supercopa da Espanha, além de uma Champions League, duas Copas América e agora o Campeonato Mundial.

PMU
Reprodução/@arthurgsf94/Leto Riba- CBF