Celebrando o recente reconhecimento do queijo minas artesanal como patrimônio imaterial da humanidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com o Governo de Minas Gerais e diversos apoiadores, realiza, neste sábado (14), um evento especial com show de drones e musical. A comemoração, aberta ao público, será a partir das 19h30 no espaço Tatersal do Sindicato Rural de Uberlândia, na avenida Juracy Junqueira de Rezende, 100, Pampulha. O local ainda contará com praça de alimentação.
“O nosso Triângulo Mineiro é uma das dez regiões do estado produtoras do queijo minas artesanal. Esse evento é uma forma de expressar a valorização da nossa cultura, do nosso povo e dos nossos produtores. Estão todos convidados para juntos, partilharmos mais essa conquista”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.
Reconhecimento cultural
Desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores rurais, os modos de fazer o queijo minas artesanal foram registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 2002, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Em 2008, essas técnicas foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Em 2022, esse processo de busca do reconhecimento do Queijo Minas Artesanal resultou na candidatura à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, com o objetivo sendo alcançado durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, em Assunção, Paraguai, na última semana.
O queijo minas artesanal é produzido com leite de vaca cru, sem pasteurização, seguindo métodos tradicionais de produção em pequenas propriedades, nas quais a matéria-prima se origina. O processo de fabricação utiliza pingo (um fermento natural), coalho e salga a seco, e passa por maturação, o que confere ao queijo uma casca lisa e amarelada.
Dentro da política de estímulo e apoio aos produtores de Uberlândia, a Prefeitura também promoveu um tour cultural e gastronômico de jornalistas e produtores de conteúdo mineiros e de outros estados para promover o queijo minas artesanal da cidade. A visita ocorreu entre os dias 5 e 8, guiada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com parceria do Governo de Minas, e encontro com o prefeito Odelmo Leão na sexta-feira (6).
Não perca!
Celebração pelo reconhecimento do queijo minas artesanal como patrimônio cultural da humanidade
Quando: neste sábado (14), às 19h30
Onde: no espaço Tatersal do Sindicato Rural de Uberlândia, na avenida Juracy Junqueira de Rezende, 100, Pampulha
Entrada gratuita
PMU