Agora em outubro, Uberlândia (MG) recebe o grupo de teatro Quatroloscinco – teatro do comum, de Belo Horizonte, que traz à cidade duas sessões de seu espetáculo “Fauna”. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, quarta e quinta, às 20h, na sede do Grupo Pontapé. A sessão do dia 23.10 possui tradução em Libras. O grupo oferece ainda uma oficina de criação e produção em grupo a artistas profissionais ou em fase de formação, produtores teatrais e demais interessados. Toda programação é gratuita. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados na plataforma Sympla. As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo site www.quatroloscinco.com.

A circulação do Quatroloscinco é patrocinada pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

Em “Fauna”, dirigido por Ítalo Laureano, Assis Benevenuto e Marcos Coletta estabelecem, em cena, uma conversa direta e íntima com o público, reduzindo os limites entre palco e plateia. A “peça-conversa” cria uma série de situações que levam o espectador para dentro da cena.

A partir da obra "O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo", do filósofo Vladimir Safatle, a peça discute temas como violência, desejo, liberdade, confissão e desamparo. A extinção da espécie humana, enquanto consciência de nossa estadia passageira pelo planeta, assim como as marcas deixadas pela nossa era, também são assuntos abordados na trama.

Sinopse “Fauna”

"Ei, você me conhece? Posso me aproximar? Eu sou só um animal vivo." Nesta peça-conversa, dois atores convidam o público a explorar a dimensão política dos afetos. Corpos e discursos se misturam e se confundem para desconstruírem identidades pessoais e coletivas.

Ficha técnica

Peça-conversa/80 min/Classificação: 16 anos

Direção: Italo Laureano

Assistência de direção: Rejane Faria

Texto e atuação: Assis Benevenuto e Marcos Coletta

Produção: Maria Mourão

Orientação Vocal: Ana Hadad

Orientação Corporal: Rosa Antuña

Provocação Criativa: Alexandre Dal Farra

Cenografia: Ed Andrade

Iluminação: Rodrigo Marçal

Trilha sonora: Barulhista

Figurino: O grupo

Realização: Quatroloscinco – Teatro do Comum

Oficina de Criação e Produção em Grupo

Por onde circula, o Quatroloscinco oferece uma oficina de teatro gratuita, com duração de 8h, que propõe o compartilhamento do trabalho desenvolvido pela companhia nesses 17 anos de estrada – aspectos da criação e produção – com artistas locais, estudantes de teatro, agentes culturais e pessoas interessadas na troca de experiências artísticas.

Sobre o Grupo

Formado em 2007 e integrado pelos artistas Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Maria Mourão e Rejane Faria, o Grupo Quatroloscinco mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral baseado na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. O grupo busca uma cena centrada no jogo entre os atores, na relação com o texto e no encontro com o espectador. Surgido como um coletivo de pesquisa de alunos de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco se profissionalizou e se tornou um dos mais destacados nomes do teatro mineiro, conquistando prêmios, circulando em dezenas de festivais e realizando ações em 84 cidades de 21 estados do país, além de Cuba, Uruguai e Argentina. Criou as peças Luz e Neblina, Apossinarmológuissi, Tragédia, Fauna, Ignorância, Humor, Get Out!, Outro Lado e É só uma formalidade, além de seis livros lançados com a dramaturgia de seus espetáculos.

Saiba mais em: www.quatroloscinco.com

Assessoria