A Prefeitura de Uberlândia, por meio da equipe do Ambulatório Herbert de Souza, do Programa IST/Aids, inicia, nesta sexta-feira (29), uma programação especial de mobilização e sensibilização para a prevenção contra o vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo Com HIV/Aids (RNP), as ações seguem até domingo (1º), quando ocorre a 4ª Caminhada HIVida. Com o tema “Não preciso viver com HIV para defender essa causa”, a caminhada será no Parque do Sabiá, com largada às 8h próximo ao Quiosque Multiuso, com entrada pela portaria do bairro Santa Mônica. As inscrições estão abertas.

Nesta sexta-feira, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão com testagens disponíveis no 2º piso do Terminal Central das 12h às 17h. A testagem também será oferecida no sábado (30), das 8h às 11h, durante o seminário “HIV/Aids – O conhecimento contra o preconceito”, e no dia da caminhada. Além disso, durante todo o mês de dezembro, o tema da campanha será abordado nas salas de espera das unidades de saúde como forma de sensibilização e prevenção.

O seminário “HIV/Aids – O conhecimento contra o preconceito” será no auditório 5R A/B da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Santa Mônica, às 8h30. O evento, que é aberto ao público e também está com inscrições abertas, contará com a presença da coordenadora do Ambulatório Herbert de Souza, Cláudia Spirandelli, do infectologista José Humberto Martins, e de integrantes da RNP.

Como é feito o teste?

O teste rápido tem o resultado entre 15 e 20 minutos. Para fazer o teste, os enfermeiros coletam uma gota de sangue, que é colocada em uma lâmina junto com os reagentes. Quando o resultado é positivo para qualquer uma das ISTs, o paciente já é acolhido pela equipe do Ambulatório para receber as primeiras informações e agendamento de consultas médicas.

A testagem é recomendada sempre que houver exposição a uma situação de risco, que pode ser uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, o compartilhamento de seringas e agulhas, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além dos casos de violência sexual. Todos os testes são realizados gratuitamente e de forma sigilosa.

O Ambulatório Herbert de Souza é a referência para a prevenção e tratamento das ISTs. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os testes são feitos mediante agendamento. Para agendar, é necessário entrar em contato e verificar quais horários estão disponíveis. Os agendamentos são feitos pelo telefone: (34) 3215-2444.

PMU