Fernando Neves, diretor, ator e fundador do grupo “Os Fofos Encenam”, de São Paulo-SP, será o facilitador da oficina
O Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG, realizará, nos dias 04, 05 e 06 de novembro deste ano, uma oficina gratuita sobre circo-teatro. O facilitador será Fernando Neves, diretor, ator e fundador do grupo “Os Fofos Encenam”, de São Paulo-SP. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link disponível na bio do perfil do Grupontapé, no Instagram. Ao todo serão 15 vagas.
A oficina será conduzida com base na pesquisa feita por Fernando Neves, desenvolvida e exercitada com o grupo “Os Fofos Encenam”, sobre o universo do Circo-Teatro. A oficina apresentará uma atualização da interpretação de artistas que atuam nos circos; teatro de revista e comédia, principalmente na Praça Tiradentes do Rio de Janeiro; nômades, de formas populares, que criaram seus repertórios viajando pelo Brasil, do final do século XIX até meados do século XX, entendendo o que fazia o brasileiro rir e chorar.
“Na nossa oficina trabalharemos a principal referência, a base que norteou o fazer teatral nos circos de todo o Brasil: o melodrama francês, adaptado para a realidade brasileira. Mirando nele, nós teremos as fontes para o desenvolvimento do trabalho de composição dos personagens; de como se dá a triangulação; a construção do tempo dramático e cômico, sempre sinalizado pela música; a quebra do psicologismo e do conceito da quarta parede. Transformações ditadas pelos populares e não pelos eruditos”, adianta Fernando Neves.
Ele explica que os inscritos receberão acesso a um pequeno texto, que devem trazer consigo para ser usado como exercício para a oficina. “Os participantes também podem optar em levar um trecho de uma cena que já tem preparada e usá-la no exercício”, orienta Fernando.
Cada encontro terá a duração de três horas e o certificado será emitido pelo Grupontapé.
As oficinas fazem parte do projeto “Manutenção do Grupontapé” aprovado pela – Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
O Instrutor
Fernando Neves é formado em Letras, nascido em família circense, com 47 anos de carreira como ator e diretor, e 22 anos como pesquisador do circo-teatro. Ele tem extensa produção como docente e preparador de atores. É diretor e fundador da Cia. Os Fofos Encenam de São Paulo.
Parceria com o Grupontapé
Além da oficina Interpretação para Circo-Teatro, Fernando Neves trabalha com o elenco do Grupontapé na montagem do novo espetáculo do grupo uberlandense, “As Centenárias” de Newton Moreno, cuja estreia está prevista para final de novembro. “A presença deste conhecimento que o Fernando Neves agrega na montagem de ‘As Centenárias’ foi fundamental para a criação e a compreensão da linguagem da comédia e sua relação com a plateia”, explica a diretora do espetáculo, Cris Lozano.
A estreia de “As Centenárias” será mais um marco para as comemorações dos 30 anos do Grupontapé. As apresentações estão previstas para novembro, gratuitamente, na sede do grupo, em Uberlândia, e contará com uma programação especial para o público local.
A equipe por trás de “As Centenárias” conta com profissionais premiados, que têm destaque na cena teatral brasileira, além da diretora Cris Lozano e o autor Newton Moreno, participam artistas profissionais como Babaya Morais na direção de texto e preparação vocal, Makely Ka na trilha sonora, Vanilton Lakka na preparação corporal do elenco, Marisa Bentivegna na criação de cenário e luz e Flávio Arciole na criação dos figurinos.
O Grupontapé
Fundado em 1994, o Grupontapé é hoje um dos grupos de teatro mais reconhecidos de Minas Gerais, tendo produzido mais de 22 espetáculos e promovido uma série de atividades culturais, como cursos, oficinas e festivais
A companhia mantém uma Escola Livre de Teatro e uma sala de espetáculos própria, que recebem artistas locais e de outras regiões, além de oferecer formações para novos talentos da cena cultural. A abordagem inovadora do grupo no uso do teatro aplicado tem gerado impacto significativo na vida cultural de Uberlândia e do estado, com presença marcante em 18 estados brasileiros e dois países da América Latina.
O Grupontapé tem o compromisso com as tradições populares brasileiras, explorando temas que dialogam com o folclore e a história cultural do país. Esse compromisso, aliado a uma gestão eficiente e à constante busca pela excelência artística, faz com que o grupo seja uma referência de inovação e autenticidade, inspirando e enriquecendo a cena teatral local e nacional.
Assessoria