Além da Vida

DA OBRA DE CHICO XAVIER

DE HILTON GOMES DE SOUZA – PAULO FIGUEIREDO – AUGUSTO CESÁR VANUCCI

Em 1980, Chico Xavier e Divaldo Franco, sentiram a necessidade de colocar no palco do teatro, um espetáculo que abordasse a vida após a morte, com seriedade e competência. Tinham em comum um amigo que trabalhava no meio artístico, mas não era apenas um profissional comum, pois tratava-se de um dos maiores diretores da maior rede de televisão brasileira: 

Augusto César Vannucci. Vannucci foi diretor de novelas e programas da TV Globo. Como era conhecido no meio, tomou frente nessa empreitada. Felipe Carone e Lúcio Mauro foram convocados e estrearam no Teatro Vannucci no Shopping da Gávea no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro de 1980. Mesmo antes da estreia o grupo ficara receoso porque seria a primeira peça que abordaria um tema tão polêmico, mas Chico Xavier sabia o que aconteceria: sucesso absoluto!

Mais de 2 milhões de espectadores em 40 anos de trajetória. É claro que além do texto apuradíssimo, houveram modernizações cênicas. O espetáculo Além da Vida foi remontado no ano de 2010 em comemoração ao aniversário de Chico Xavier. Agora em 2020, completará 40 anos de história e 10 anos de sua última montagem, sendo provavelmente o espetáculo de 

maior público na história do teatro nacional, Quatro décadas depois, continua o mesmo fenômeno, emocionando plateias Brasil afora.

“O Brasil é um país onde o misticismo é capaz de alimentar discussões intermináveis,

movimentar massas e até transformar uma peça teatral num verdadeiro fenômeno. É o caso do espetáculo Além da Vida que aborda temas como reencarnação atraiu um público até então inimaginável: mais de 3 milhões de pessoas. Além da Vida é uma montagem sincera que 

mobiliza e leva a reflexão. As situações apresentadas tratam de temas como aborto, drogas, suicídio, preconceito, entre outros.

O espetáculo é um fenômeno que transcende ao fato teatral. Não é uma pregação, longe disto, ele mostra que há outras dimensões e que é necessário pensar muito a partir do momento em que o livre arbítrio existe em todos os níveis de consciência.”

FICHA TÉCNICA

Classificação: 10 ANOS

Duração: 70 MIN

Direção: CRISTIANE NATALE

Iluminação: BRUNO HENRIQUE

Sonorização: VICTORIA OLIVEIRA

Figurinos: VALENTINA FRANÇA

Fotografia: LISANDRA LINK

Realização: APPLAUS

Elenco: CRISTIANE NATALE, CHE MOAIS, MAYTE COSTA e PAULO DE JESUS