De 03 a 05 de setembro, a Professional Bull Riders (PBR), maior Liga de Montaria em Touros do mundo, marcará presença no Camaru Rodeio Show, em Uberlândia (MG), no triângulo mineiro. O evento sediará uma etapa do Campeonato Brasileiro da PBR, competição que vale pontos para o ranking nacional e também internacional, qualificando os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos.
A edição de 2024 comemora os 60 anos do evento, que é um dos maiores e mais antigos do estado de Minas Gerais, e acontece no Parque de Exposições Camaru. Realizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia, o rodeio tem grande importância no agronegócio do estado e conta com diversas atrações, como exposições, leilões e shows musicais de nível nacional. "É muito importante para a PBR esta parceria com o Camaru Rodeio Show. O evento é um dos maiores de Minas Gerais e reconhecido nacionalmente por sua importância no setor do agronegócio, por isso, estamos honrados em ter o Camaru em nosso calendário deste ano. Será uma etapa com o padrão de qualidade e organização da PBR e os fãs poderão ver em ação na arena alguns dos principais nomes deste esporte," explica o tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil.
O campeonato brasileiro da PBR é a edição nacional da Liga norte-americana, que realiza etapas em cinco países e reúne os principais atletas de Montaria em Touros do mundo. Cada temporada da PBR no Brasil tem cerca de 30 etapas nas principais arenas do país, em diversos estados como São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Passando por eventos como a Festa do Peão de Barretos, Festa do Peão de Americana, Jaguariúna Rodeo Festival, DivinaExpo de Divinópolis, ExpoCatalão, entre tantos outros, o campeonato se encerrou em agosto, quando o campeão Rogério Venâncio, de Paranaíta (MT) foi coroado com uma picape Mitsubishi L200 Triton e bônus de R$ 100 mil.
Fundada no início da década de 1990 por um grupo de atletas nos Estados Unidos, a Professional Bull Riders se tornou uma referência nas arenas mundiais. O campeonato mundial da PBR é formado por uma série de eventos realizados nas principais cidades norte-americanas, como Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Indianápolis, entre outras, e paga ao campeão de cada temporada o bônus de 1 milhão de dólares.
SOBRE A PBR Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, constituída pela união de 20 competidores que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. Hoje, a PBR promove cerca de 400 etapas por ano, de Las Vegas (EUA) a Barretos (Brasil), e suas transmissões atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo. O mundial da categoria é o Unleash The Beast (UTB), responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo os EUA disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$1 milhão. A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil, e Silvano Alves, os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixam o Brasil com 14 títulos mundiais nas 31 finais realizadas até hoje. No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuários e rodeios nessas regiões. |
Assessoria