Jovens entre 15 e 17 anos ainda têm chance de aproveitar a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências comportamentais e técnicas essenciais para se destacar profissionalmente por meio do programa Talentos de Futuro, do Instituto Algar. O prazo de inscrições para a iniciativa acontece até neste domingo (11 de agosto) e basta que os interessados acessem o site talentosdefuturo.com para registrar seu desejo de participar do programa. A formação é gratuita, as vagas são limitadas e as turmas serão presenciais em Uberlândia (MG) e no online para jovens de qualquer local do país.
Os encontros do programa Talentos de Futuro já terão início no mês de agosto, e as atividades presenciais na cidade em que fica localizada a sede do Instituto Algar, acontecerão em instituições parceiras como a faculdade Esamc e na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Para quem não reside em Uberlândia, todas as atividades serão online. Após a conclusão, os jovens certificados poderão ser indicados para vagas em programas de aprendizagem.
Para participar do programa, além de estar na faixa etária indicada, os seguintes critérios também são observados:
- Estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública;
- Ter renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
- Não ter experiência de trabalho formal.
Conteúdo da formação
As turmas do Talentos de Futuro para jovens entre 15 e 17 anos têm atividades relacionadas a competências comportamentais e temas transversais, além das aulas para o desenvolvimento de habilidades técnicas e preparação para processos seletivos. Os assuntos trabalhados são:
- Competências comportamentais: comunicação, ética, trabalho em equipe, atitude, negociação e inovação.
- Temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.
- Competências técnicas: informática básica.
- Preparação para processos seletivos: currículo, entrevistas e LinkedIn.
Com os conteúdos trabalhados, mais do que se capacitarem para o mercado de trabalho, os participantes concluem a formação se sentindo mais preparados para a vida e notam progressos em diversos aspectos, como comenta a jovem Isabelly Valadares, que já viveu experiência de fazer parte do Talentos de Futuro. "O programa me ajudou muito a me relacionar melhor com as pessoas e a desenvolver a minha comunicação. Muitas vezes tenho a tendência de não falar de forma tão clara e contar algo pela metade. Mas, como discutimos muito no Talentos de Futuro sobre ter uma comunicação mais objetiva, clara e assertiva, então minha noção sobre isso, a forma de relacionar e agir mudou bastante", conta a ex-participante do programa.
Assessoria