O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, celebra, neste ano, três décadas de existência e para marcar a data serão realizadas diversas atividades. Em Uberlândia, o grupo começa suas comemorações com apresentações da peça Balaio Popular, que há mais de 20 anos faz parte da história do grupo e que, inclusive, o levou a cumprir agenda fora do país.
Serão 10 apresentações em várias localidades de Uberlândia, cidade-sede do grupo, e distritos do município. A primeira apresentação será neste sábado (17/08), às 14h30, na Casa da Criança e do Adolescente Cristina Cavanis, localizada na Av. Iraque número, nº 222, no bairro Laranjeiras.
Essas apresentações fazem parte do projeto Grupontapé 30 anos - aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia com o patrocínio do Sistema Martins e Hotel Mércure - que tem como objetivo levar de forma gratuita arte, cultura e entretenimento para diversas regiões de Uberlândia, democratizando e facilitando o acesso para a população local.
A peça é apresentada em um círculo de balaios - com elementos cênicos que resgatam a tradição de contar histórias - e celebra as raízes mineiras através de uma mistura de música, dança, teatro e muita alegria. "Esta circulação em Uberlândia é uma forma de brindar nossa trajetória com o público e retribuir todo o apoio que recebemos ao longo destas três décadas de atuação do grupo. Queremos chegar mais pertinho do público da nossa cidade que cresceu tanto nesses 30 anos", comenta a atriz e co-fundadora do Grupontapé, Kátia Bizinotto.
O espetáculo Balaio Popular une a pesquisa do Grupontapé sobre a cultura popular com o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte (MG), grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. A peça, cuja censura é livre, tem duração de 30 minutos e conta com a participação de quatro atores e um músico.
Acessibilidade
Para garantir que todos possam participar, o espetáculo contará com acessibilidade - cadeiras para crianças e idosos, intérprete de Libras para pessoas com deficiência auditiva. "É muito importante a inclusão e democratizar ao máximo o acesso aos bens de natureza cultural E assim reafirmamos a nossa missão que é o desenvolvimento humano por meio do teatro." afirma Katia Lou atriz e co-fundadora do Grupontapé.
Programação Confirmada:
Após a apresentação no bairro Laranjeiras, as próximas paradas na cidade de Uberlândia ocorrerão em diferentes bairros e distritos do município, como segue:
● 24/08/2024, às 10h, no Shopping Park
● 31/08/2024, às 09h30, na Praça Tancredo Neves, Cruzeiro dos Peixotos
● 01/09/2024, às 09h30, na Praça Said Jorge, Tapuirama
● 01/09/2024, às 20h, na Praça José Miguel, Cruzeiro do Sul
● 28/09/2024, às 18h30, na Praça São João Batista, Martinésia
Assessoria