Duda e Ana Patrícia de Uberlândia conquistam ouro em Paris 2024 e reafirmam posto de melhor dupla de vôlei de praia do mundo


A dupla brasileira Duda e Ana Patrícia fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar a medalha de ouro no vôlei de praia, solidificando a posição de melhor dupla do mundo. Atletas do Praia Clube, de Uberlândia-MG, elas não só levaram o Brasil ao topo do pódio, como também marcaram a supremacia feminina do país na modalidade e em Paris. 

Com um desempenho impecável durante toda a competição, Duda e Ana Patrícia superaram a dupla canadense formada por Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na grande final, por 2 a 1.

Este triunfo é ainda mais significativo ao destacar a força e determinação das mulheres brasileiras, que dominaram o pódio olímpico nesta edição dos Jogos.

O apoio do Praia Clube foi essencial nessa trajetória vitoriosa. Desde o início da parceria, em 2022, o clube mineiro ofereceu infraestrutura de ponta e um time técnico altamente qualificado às atletas. Um projeto pioneiro no Brasil e no mundo, ao ser o primeiro clube a “abraçar” uma dupla de vôlei de praia em um ciclo olímpico.

"Ter um clube como o Praia Clube ao nosso lado foi fundamental para alcançarmos este sonho", declarou Duda, que celebrou o feito como um dos momentos mais especiais da carreira. 

A vitória em Paris não só coroa a carreira de Duda e Ana Patrícia, como também reforça a tradição vitoriosa do Brasil no vôlei de praia, reafirmando o país como uma potência mundial na modalidade.

Para o presidente do Praia Clube, Guto Braga, o Clube sempre acreditou no potencial da Duda e da Ana Patrícia. “Oferecemos estrutura e suporte integral desde o começo do ciclo para que elas estivessem concentradas somente em jogar vôlei de praia. O resultado veio, com título mundial, sul-americano, brasileiro, pan-americano e, agora, olímpico. Isso tudo reforça o trabalho do Praia Clube no esporte olímpico brasileiro", explica Guto.

Além do ouro olímpico, a dupla do Praia Clube foi campeã mundial e campeã sul-americana em 2022 e campeã brasileira e campeã pan-americana em 2023.

Sobre o Praia Clube:

A história do Praia Clube se mistura à história de muita gente. São 89 anos, mais de 58 mil associados e 301 mil metros quadrados de área, com belos cartões postais dentro do próprio clube. É um dos maiores centros de esporte e recreação da América Latina.
Desde a fundação em 10 de julho de 1935, muita gente já assistiu e participou de eventos no clube, como shows, festas e competições esportivas. Todos contemplam os associados de diferentes faixas etárias.

Essa variedade de público é um dos ingredientes da receita do sucesso do Praia, que reconhece a importância de ver pais e filhos convivendo em harmonia dentro do clube, em um costume que atravessa e segue firme em direção ao futuro.

Imagem : VolleyballWorld/FIVB

Assessoria