Diversas manifestações artísticas e com visibilidade aos talentos locais, a Virada Cultural foi um sucesso!



Uma celebração! Assim pode ser definida a sexta edição da Virada Cultural. No último sábado (17), o Teatro Municipal foi a casa de mais de 150 artistas da cidade. Durante todo o dia, o público pode se divertir, conhecer e aprender com as diversas manifestações artísticas que encantaram pessoas de todas as idades.

Na entrada, a Carla Vilela recebia o público e já o convidava para conhecer a sua bela exposição “Olhos Sonoros”. O resultado não poderia ser melhor. “Foi uma abertura no espaço e tempo do sentir em Uberlândia! Foi como um abrir camadas de sensibilidades para mergulhar no universo fértil da arte. O que se experimentou foi algo como um estado inaugural de encantamento que uma criança tem ao dar os seus primeiros passos em um mundo de formas, cores e movimentos, contou a artista plástica.

Entre as cores e as emoções de Carla Vilela, também tivemos grandes escritores expondo e contando um pouco da sua obra. Espaço no qual era utilizado para se conectar e trocar experiências com o público. Sobre a riqueza deste momento, Maria Joana esbanja a sua felicidade, “Dizem que ler é uma viagem, escrever também! Ser convidada para a Virada Cultural de Uberlândia me encheu de alegria. Participar então, faltam palavras. Foi uma experiência incrível”. Ela ainda continua. “ De bicicleta por aí, Xi... molhei a cama e Seu coração é meu lar, reencontrar, conhecer pessoas, me conectar com gente que ama a arte.
Foi uma festa e será inesquecível!”, finalizou a escritora.

Ainda na parte interna do teatro tivemos saraus de poesia, dança e teatro. A beleza dos movimentos e todo o simbolismo da dança que rendeu momentos lindos na Virada Cultural com a presença de várias Cias. Fizemos questão de pegar um relato da Cris Berg, coreógrafa e que esteve presente em todas as edições, mas para esta edição destacou a performance de Tainá Makris  que apresentou a coreografia “Desabrochando aos Poucos”, onde relata a dificuldade dessa adolescência.

Enquanto tudo acontecia do lado de dentro do teatro, a área externa estava sendo preparada para os shows, a feira gastronômica e a feira de artesanato. Inclusive as feiras foram um sucesso, tivemos vários depoimentos que nos encheram de orgulho. Vários expositores elogiaram a feira e esperam por uma nova edição  “Agradecer pela oportunidade que vocês deram para expor na feira de artesanato. Ficamos imensamente felizes com a organização, parabéns para vocês. Esperamos ansiosamente pelas próximas edições”, esse foi apenas um dos depoimentos.

Esse sucesso foi compartilhado com os artistas que fizeram o público vibrar com grandes shows. E não havia maneira melhor de fechar A Virada Cultural com um grande tributo a Sandy & Junior. O público chorou, se emocionou e pulou bastante. Jhean Marcell, o Junior, nos contou sobre essa emoção. “Agradeço imensamente a oportunidade de participar como músico na Virada Cultural de Uberlândia, um evento que celebra a diversidade artística e a cultura local, e que me permitiu compartilhar minha música através do tributo aos cantores Sandy e Junior com um público tão vibrante e acolhedor. Foi maravilhoso!”

Agora estamos na expectativa de Virada Cultural em 2025 e o público também. Mariane Moreira foi uma das pessoas que foram ao evento e, simplesmente  disse, foi ótimo. Já Edson fez uma análise mais profunda. “A Virada Cultural foi um sucesso. A organização do evento, a diversidade das atrações e o envolvimento da comunidade mostraram o quanto Uberlândia valoriza e celebra sua cultura. Foi uma ótima oportunidade para todos se reunirem, se divertirem e apoiarem os artistas locais. Eventos como esse são fundamentais para fortalecer a cena cultural da cidade e criar memórias que ficarão para sempre na lembrança dos participantes. Espero que iniciativas como essa continuem a ocorrer, promovendo ainda mais a cultura e a união entre as pessoas”, enfatizou.

O projeto Virada Cultural de Uberlândia é patrocinado pelo Instituto BAT Brasil por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Sistema Martins por meio do PMIC — Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Apoio da Start Química e Rádio Mix Fm. Realização Viva Marketing Eventos e Cultura e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.


A Virada Cultural promoveu campanhas, arrecadou alimentos, se conectou  com arte e levou para o Teatro Municipal de Uberlândia uma pluralidade cultural que uniu, no mesmo espaço, várias manifestações artísticas, valorizando e proporcionando visibilidade aos mais de 150 talentos que fizeram do evento um sucesso.

Assessoria