A Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, realizou uma pesquisa para entender o perfil dos empreendedores, como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão estruturadas hoje e como elas estão se preparando para o futuro. Foram entrevistados representantes de PMEs em todo o país, utilizando um modelo estatístico de segmentação para analisar os resultados. Com isso, a Serasa Experian identificou quatro perfis distintos: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.
A saúde financeira das PMEs por perfil
Fator determinante para as PMEs, as questões financeiras foram fundamentais para o agrupamento dos perfis.
Ao serem questionadas sobre reservas para imprevistos e crises financeiras, 56% das PMEs afirmam possuí-las. Esse número cresce para 72% nas empresas da categoria "Liderança Inovadora". Os grupos "Quero ser Grande" e "Caminho Estável" apresentam percentuais semelhantes, com 60% e 58%, respectivamente, respondendo que possuem reservas. Por outro lado, 56% das pequenas e médias empresas "Batalha Diária" não costumam ter economias.
Quando falamos de lucro, 72% das PMEs afirmam que operam no positivo, apesar da escassez de recursos financeiros e humanos.
Nesse sentido, o grupo que se destaca é o "Liderança Inovadora", com 89% das empresas que apresentam esse perfil declarando lucratividade. Novamente, os perfis "Quero ser Grande" e "Caminho Estável" apresentam dados similares, com 72% e 75%, respectivamente, afirmando ter lucros.
Já as pequenas e médias empresas que se encaixam no perfil "Batalha Diária" apresentam outra realidade financeira, com 43% delas ficando no 0x0 ou operando no vermelho.
"A pesquisa nos traz insumos e um panorama valioso para entender, de forma profunda, as características e demandas das PMEs. Isso é fundamental para que possamos apoiá-las em cada momento, com soluções personalizadas, alinhadas aos seus perfis e necessidades específicas.", afirma o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.
Veja o detalhamento de cada perfil:
1)Quero ser grande
Com maior representatividade (31%), este grupo predomina as empresas que estão em conformidade com as obrigações e têm planos de crescimento robustos. 72% delas reportaram lucros e 60% possuem reservas para imprevistos.
Quando questionadas sobre recursos financeiros, humanos e de tempo, as PMES deste perfil são as que menos sofrem com escassez: 44%, 46% e 53% respectivamente afirmam que suas empresas não apresentam tais problemas.
Porte e segmento: 41% são microempresa, 33% são médio porte, 14% empreendedores individuais e 12% pequeno porte. Já falando do segmento, 70% atuam em serviços, 18% em comércio varejista, 9% na indústria e apenas 3% em comércio atacadista.
Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos, 24% entre 5 e 10 anos, 14% de 3 a 5 anos e 23% de 6 meses a 3 anos.