Uberlândia recebe dois dos maiores torneios de tênis infantojuvenil do país


Crédito - Luiz Cândido/CBT

Vai ser dada a largada para dois dos maiores torneios infantojuvenis de tênis do país. Nas próximas três semanas, o Praia Clube e o Cajubá Country Club, ambos de Uberlândia, recebem o Campeonato Brasileiro, de 15 a 20 de julho (chave GA) e de 26 a 31 de julho (chave GA+), além da e a Copa das Federações, de 21 a 25 de julho.


Ao todo, já foram confirmados 1.056 tenistas de todo o país, nas categorias Tennis Kids, 12, 14, 16 e 18 anos, masculina e feminina. O Brasileirão será dividido em duas partes: a primeira é a chave GA, sem limite de inscritos e com participação da categoria Tennis Kids. Já a chave GA+ reúne 48 tenistas por categoria e garantiram vaga os atletas com melhores rankings entre os inscritos. A competição é a que mais distribui pontos para os atletas no ranking nacional.


Intercalando entre as chaves do Brasileirão será disputada a Copa das Federações, de 21 a 25 de julho, tradicional evento por equipes onde os Estados se enfrentam nos moldes da Copa Davis e da Billie Jean King Cup. Cada Estado convocou os tenistas participantes e a competição também vale pontuação para o ranking nacional.


Tradicional no calendário nacional, este será o oitavo ano consecutivo que o Praia Clube recebe as duas competições. A primeira vez aconteceu em 2015, sendo que as edições de 2020 e 2021 não aconteceram por conta da Covid-19.


"A cada ano constatamos um aumento no número de juvenis participando de competições nacionais, que se dá pela qualidade dos eventos oficiais da CBT. Com o Brasileirão e a Copa das Federações não é diferente, temos um recorde esse ano com mais de mil atletas inscritos no Brasileirão. Tenho certeza que faremos mais uma ótima edição. A estrutura do Praia Clube é ideal para eventos desse porte e ainda contaremos com o Cajubá Country Club como subsede", destacou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Aristides Barcellos.


Presença de Fernando Meligeni


A edição de 2024 conta com uma novidade. Nos dois primeiros dias  (15 e 16) do Brasileirão, a CBT promove o Bate Bola com o Tênis Brasileiro. O evento terá a presença do ex-tenista profissional Fernando Meligeni, onde irá conversar com treinadores, atletas e pais sobre a realidade de ser um jogador profissional. Fino ainda irá jogar com os tenistas em formação e dará dicas para direcioná-los com base em sua experiência.


Assessoria