Prefeitura de Uberlândia inaugura laboratório para aplicação da metodologia BIM em obras públicas


 

Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

 

            A Prefeitura de Uberlândia passa a contar, a partir desta terça-feira (9), com o Laboratório BIM, um espaço vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Estratégica para elaboração de projetos de obras públicas com base na metodologia "Building Information Modeling" (BIM – em tradução livre: Modelagem de Informação da Construção). Esse é mais um passo dentro do Plano Municipal de Implantação e Capacitação lançado em abril pelo prefeito Odelmo Leão.

Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a metodologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas e serviços de engenharia, com uma estrutura de trabalho moderna e inovadora, que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras. Dessa forma, é possível tornar os projetos mais eficientes, ajudando a criar espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.

O Laboratório BIM é formado por equipamentos e programas necessários para o desenvolvimento de templates que atendam às necessidades de cada secretaria. O template é um modelo virtual com estrutura predefinida para facilitar o desenvolvimento de um projeto, contendo informações e normas técnicas como tipo de afastamento, área permeável, tamanho de calçada e regulamentação sobre acessibilidade.

A estrutura é conduzida por profissionais representantes de cada uma das secretarias municipais, que atuam diretamente no setor de projetos. Eles têm recebido treinamento desde maio para elaborar os primeiros projetos e templates do laboratório. Essa iniciativa visa promover a autonomia das secretarias ao longo do tempo, sendo que capacitação e a supervisão são realizadas por meio da consultoria da empresa contratada, Hello BIM.

Com o Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça a preparação para, em breve, estar entre as primeiras cidades do país a receber projetos de obras em BIM. Em agosto de 2023, por meio do Decreto Municipal n° 20.536, foi instituído o Comitê Gestor de Monitoramento e Utilização da plataforma.

Além de proporcionar maior transparência nos processos licitatórios e precisão no planejamento, a BIM também amplia a confiabilidade de cronogramas e orçamentos, auxilia na redução de resíduos sólidos da construção civil, de custos e prazos para conclusão e colabora com a sustentabilidade, melhoria da transparência e ganhos de produtividade e qualidade nas obras públicas.

 

PMU