Prefeitura concede Selo Novo Agro a produtos de três marcas de Uberlândia


  

Fotos: Arquivo/ Queijaria Gomes/Apiário Melo/Ovos Dec's Ltda

 

            A Prefeitura de Uberlândia acaba de atestar a qualidade de produtos de três marcas criadas por produtores rurais de pequeno porte de Uberlândia. Por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, foi concedido, durante o mês de junho, o Selo Novo Agro aos queijos minas artesanal, frescal e frescal temperado da Queijaria Gomes, ao mel do tipo Apis produzido pelo Apiário Melo (dos apicultores do assentamento rural Dom José Mauro) e aos ovos da distribuidora Ovos Dec's Ltda. Desse modo, os itens passam a ter o selo de procedência impresso nas embalagens de comercialização.

Mais um avanço da gestão municipal em prol dos pequenos produtores locais, a certificação corrobora a qualidade técnica da produção, manipulação e segurança alimentar e agrega valor aos itens produzidos na cidade e que já possuem registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal de Uberlândia (SIM)- documento comprobatório de que os estabelecimentos adotam práticas higiênico-sanitárias adequadas à legislação vigente. Em agosto de 2023, os ovos de outros dois produtores, as cooperativas Coopertang e Coopercampra, também conquistaram o Selo Novo Agro.

O certificado está previsto no artigo 20 da Lei Municipal nº 12.996, de 20 de setembro de 2018, de autoria do prefeito Odelmo Leão, que instituiu o Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) no município de Uberlândia. Além disso, as empresas devem atender as exigências previstas no Decreto nº 18.301, de 10 de outubro de 2019, que regulamenta a Lei nº 12.905, de 7 de março de 2018, sobre a habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial rural de pequeno porte no município de Uberlândia.

 

PMU