Inscrições abertas para formações gratuitas em competências comportamentais e técnicas que preparam jovens para o mercado de trabalho

Para preparar os jovens para o mundo do trabalho e facilitar sua entrada no mercado, o Instituto Algar promove o programa Talentos de Futuro. A iniciativa oferece o aprimoramento de competências comportamentais e técnicas para jovens a partir de 15 anos. Para quem tem entre 15 e 17 anos, a formação gratuita acontece em turmas presenciais em Uberlândia; e também na modalidade online, permitindo que os participantes sejam de qualquer parte do país. Além disso, para quem tem entre 18 e 24 anos, há uma oportunidade de formação comportamental e em TI, com bolsa de estudo de R$ 400 mensais para os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site talentosdefuturo.com.

Talentos de Futuro – 15 a 17 anos

As atividades do Talentos de Futuro para a faixa etária de 15 a 17 anos, além de gratuitas, acontecem presencialmente em Uberlândia, cidade em que fica localizada a sede do Instituto Algar, em instituições parceiras como a faculdade Esamc e na Escola Estadual Joaquim Saraiva. Além disso, há uma turma online para jovens que não residem na cidade.

Para participar do programa, além de estar na idade indicada, outros critérios são observados, como:

  • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública;
  • Ter renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  • Não ter experiência de trabalho formal.

Os encontros do programa Talentos de Futuro terão início no mês de agosto, e após a conclusão, os jovens certificados poderão ser indicados para vagas em programas de aprendizagem. Ao longo da formação, serão trabalhados temas que visam tornar o participante ainda mais preparado para ingressar no mercado do trabalho e conquistar melhores oportunidades, sendo aplicadas atividades relacionadas aos seguintes assuntos:

  • Competências comportamentais: comunicação, ética, trabalho em equipe, atitude, negociação e inovação.
  • Temas transversais: autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo e gestão de tempo.
  • Competências técnicas: informática básica.
  • Preparação para processos seletivos: currículo, entrevistas e LinkedIn.

 

Talentos de Futuro – 18 a 24 anos

Para favorecer que jovens em vulnerabilidade social tenham a oportunidade de conquistar oportunidades no setor de tecnologia, que é um dos mais promissores do momento, o Instituto Algar promove a turma de formação em TI do Talentos de Futuro. As vagas para a turma são limitadas e destinadas a jovens entre 18 e 24 anos de todo o país. As atividades são gratuitas, totalmente online e acontecerão entre os meses de agosto e dezembro. Os selecionados, além de participarem da formação, receberão uma bolsa de estudos de R$ 400 mensais durante o período das atividades e terão todo o acompanhamento de tutores especializados.

Para participar desta turma, além de estar dentro da faixa etária, outros critérios são observados, como:

  • Ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas e/ou estar cursando até o 3º período de graduação na área das tecnologias;
  • Possuir renda per capita de até 1,5 salário-mínimo;
  • Ter uma conta bancária em seu próprio nome.

Além disso, para ingresso do jovem na turma, será realizado um processo seletivo, envolvendo realização de provas e testes. As informações sobre as etapas também podem ser conferidas no site.

Na formação do Talentos de Futuro TI, além das competências comportamentais, temas transversais e preparação para processos seletivos, os assuntos técnicos relacionados à tecnologia trabalhados são: introdução à lógica da programação com JavaScript; criação de páginas e sites com HTML; conhecimentos sobre sistema operacional, experiência com JavaScript e GIT e atividades com o Python 3. 

Serviço

Inscrições para o programa Talentos de Futuro do Instituto Algar

Período de inscrição para turmas de TI para jovens de 18 a 24 anos: até 28 de julho

Período de inscrição para turmas de jovens de 15 a 17 anos: até 11 de agosto

Inscrições: talentosdefuturo.com


Assessoria