Exposição "Murmúrios Solares" de Luz Bañón inicia dia 10 de julho no Espaço Brasal

A Brasal Incorporações, com o objetivo de fomentar a cultura na região de Uberlândia, abre seu espaço para o lançamento da exposição "Murmúrios Solares", da renomada artista espanhola Luz Bañón. A exposição, que tem seu início no dia 10 de julho, às 10h, no Espaço Brasal: Avenida dos Vinhedos, 1100, é uma celebração da arte que une espaço, arte, ciência e cultura, proporcionando uma experiência única e profunda para todos os visitantes.

A exposição "Murmúrios Solares" é uma obra que desperta a consciência ao nos confrontar com a magnitude das forças naturais. A instalação, concebida por Daniela Franco Carvalho, nos conduz por um diário visual da atividade solar, composto por 360 fotografias em formato Polaroid. Cada fotografia representa uma imagem do sol tirada aproximadamente às 23h25 ao longo dos anos de 2018 e 2019.

O projeto explora os sentimentos humanos perante o universo: o medo da nossa insignificância diante dele e o prazer na reafirmação da nossa ligação com ele. As fotografias revelam o movimento da coroa solar, muitas vezes imperceptível em nosso cotidiano, e nos convidam a refletir sobre os "murmúrios" que o sol pode estar enviando.

Gabriela Zago, coordenadora de marketing da Brasal Incorporações filial de Uberlândia, comenta que a Brasal está agradecida em receber a exposição 'Murmúrios Solares' de Luz Bañón no espaço cultural da filial. "Nós sempre valorizamos a integração da arte e da cultura em nossa comunidade, e esta exposição é um exemplo perfeito de como a arte pode nos conectar de maneira profunda com a ciência e a natureza. Convidamos todos a experimentar esta instalação única e a refletir sobre a imensidão e a beleza do universo que Luz Bañón tão magnificamente captura". 

Luz Bañón, nascida e criada em Múrcia, Espanha, é graduada e doutora em Belas Artes com especialização em Artes Aplicadas e Escultura, e comenta que a exposição "Murmúrios Solares" não envolve apenas observar a majestade do sol, mas é também um convite à reflexão sobre o nosso lugar no universo. 

"Com ele procuro despertar no espectador um sentimento sublime, um misto de admiração e medo diante da nossa estrela, para mim a exposição é uma oportunidade de me conectar com novos públicos e culturas, e isso enriquece não só a minha carreira profissional, mas também a minha visão pessoal da arte e do seu impacto." 

A Brasal convida todos a visitar a exposição "Murmúrios Solares" e mergulhar nesta reflexão artística sobre a natureza e o universo. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 10 de julho,  às 10h, no Espaço Brasal, localizado na Avenida dos Vinhedos, 1100.

Serviço 

Exposição "Murmúrios Solares"

10 de julho, às 10h. 

Espaço Brasal, localizado na Avenida dos Vinhedos, 1100.

Exposição patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), produzida pelo Grupo Amplia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Assessoria