Evento marca 37 anos do Programa de Rádio “Trocando em Miúdos”, transmitido pela Rádio Universitária FM, e 10 anos do quadro Contraponto


Por Márcio Alvarenga

O programa Trocando em Miúdos está completando 37 anos no ar. Vamos promover uma comemoração dupla, já que o quadro Contraponto está completando 10 anos no ar. 

Durante esse espaço de tempo, discutimos temas de grande relevância como aborto, Ensino Religioso, Escola Sem Partido, Lei dos Agrotóxicos, Cultura do Cancelamento, Lei Geral de Proteção de Dados e tantos outros assuntos importantes e polêmicos. 

Por falar em polêmico, foi justamente o Contraponto sobre o uso medicinal da canábis, que propiciou que o quadro fosse contemplado com o Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Psiquiatria de 2023. 

Desde março deste ano, o Contraponto passou a ser transmitido também pela Rádio UFSCAR FM da Universidade Federal de São Carlos. 

Gente de diferentes áreas promoveu intensas discussões no Contraponto, como os ex-ministros da Educação Renato Janine Ribeiro e Cristovam Buarque, Prof. Paulo Saldiva, Marco Antônio Villa, Miguel Nagib, Prof. Eugênio Bucci, Boris Casoy, Profa. Ester Sabino, Carlos Monforte, Dr. Ricardo Galvão, Dra. Helena Paro, Felipe Nunes, Natália Pasternak dentre outros. 

O grande mérito do quadro Contraponto foi sempre de oferecer um tema com dois pontos de vista, visando permitir que o ouvinte pudesse formar uma opinião sobre os mais distintos assuntos da ordem do dia. 

No dia 10 de julho, vamos comemorar os 10 anos do Contraponto com presença da plateia perguntando diretamente para os contraponteadores. 

O tema será “Não Há Mundo Seguro Sem Ciência” com o Prof. Luiz Carlos Dias do Instituto de Química da Unicamp e o Dr. Gonzalo Vecina da Faculdade de Saúde Pública da USP. 

O evento acontece no anfiteatro 5S do Campus Santa Mônica da UFU, que fica ao lado da biblioteca e a entrada é franca.

Assessoria