Brasil abriu em média 18 mil empresas por dia útil em março, aponta Serasa Experian

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostrou que, em março de 2024, foram criados 362.192 empreendimentos, uma média de 18.109 novas companhias por dia útil. O número representa uma queda de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Na análise setorial, a opção majoritária para iniciar um novo negócio foi na categoria de "Serviços" (72,9%) seguida por "Comércio" (19,4%). 


"Embora tenha havido uma queda em relação a março de 2023, a criação de empresas segue expressiva. Com a redução da taxa de desemprego, observamos que o surgimento de novas empresas é impulsionado mais pela inclinação empreendedora do que por uma necessidade imediata, já que muitos brasileiros demonstram o desejo de conquistar flexibilidade e autonomia", comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 


Quanto a natureza jurídica, os "Microempreendedores Individuais" (MEIs) representaram a fatia mais expressiva de novas aberturas (71,9%). Em seguida, destacaram-se as "Sociedades Limitadas" (21,8%), as "Empresas Individuais" (3,6%) e as classificadas como "Demais" (2,7%). Confira os dados a seguir:


Sudeste e Sul lideram a abertura de negócios 


Ainda de acordo com o Indicador, a maior parte dos empreendimentos criados no país em março estavam localizados no Sudeste (186.292). O Sul veio na sequência, com a abertura de 69.890 empresas. Depois, o Nordeste (54.209), o Centro-Oeste (34.511) e o Norte (17.290). Veja, no gráfico abaixo, os dados por Unidades Federativas (UFs):


Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor.


Assessoria