Valeriana, tília e camomila: o poder das ervas calmantes

Alternativas naturais e sem contraindicações para combater o estresse e a ansiedade são sempre bem-vindas. Uma pesquisa recente do relatório global People at Work 2023 mostrou que 67% dos brasileiros são afetados pelo estresse no trabalho – número acima da média mundial, que ficou em 65%.

Os números da Tea Shop confirmam a busca por desacelerar: as infusões relaxantes são as mais vendidas, tanto no site quanto nas lojas físicas. O blend à base de valeriana, erva reconhecida pelo alto poder calmante, representa 5% das vendas entre 130 chás e infusões oferecidos pela marca.

Estas infusões contêm bioativos que agem sobre o sistema nervoso, proporcionando relaxamento e reduzindo o cortisol, hormônio do estresse. Entre os blends para relaxar mais procurados na Tea Shop, três ingredientes se destacam: valeriana, tília e camomila. Entenda a seguir como as propriedades destas ervas atuam no organismo.

 

Valeriana

As raízes da planta são conhecidas pela ação sobre o sistema nervoso central, e são usadas também em medicamentos fitoterápicos. A valeriana é indicada para reduzir a ansiedade e promover o sono por conter valepotriato, um princípio ativo com propriedade sedativa. A planta também atua como relaxante muscular.

·        Sugestão: Valeriana Garden, infusão à base de flores e frutas.

 

Tília

A tília tem propriedades ansiolíticas e sedativas devido à presença de flavonoides e outras substâncias como limoneno e alfa-pineno. O limoneno, por exemplo, tem a capacidade de modular neurotransmissores que atuam sobre o relaxamento.

·        Sugestão: Calm Moment, infusão com folhas e flores de tília mescladas com ingredientes como melissa e anis-estrelado.

 

Camomila

A fama calmante da camomila se justifica por compostos como o flavonoide apigenina, que tem efeito ansiolítico e melhora a qualidade do sono ao agir sobre o sistema nervoso. Essa ação também reduz os níveis de noradrenalina e dopamina.

·        Sugestão: Camomilla Golden, uma mistura de canela, pedacinhos de maçã e flores de camomila.

 

Assessoria