Una Uberlândia investe no cultivo de hortaliças hidropônicas para destinação a escolas


 

Fotos: Una Uberlândia/Divulgação

 

A Una Uberlândia - Ecossistema Ânima - tem impulsionado o aprendizado prático aliado ao atendimento à comunidade. Alunos do curso de Agronomia estão envolvidos em projeto de extensão que consiste na implementação de sistema de hidroponia. A ação propicia o cultivo de hortaliças (alface, rúcula e rabanete), cuja colheita é doada a escolas municipais e estaduais que oferecem aulas em período integral.

O trabalho é desenvolvido em colaboração com professores da instituição de ensino superior. O cultivo adota um método que dispensa o plantio em solo, permitindo que as plantas cresçam em uma solução de água com nutrientes – conhecida como hidroponia. O processo, que envolve cuidados com nutrição, iluminação e temperatura, é feito em ambientes fechados e controlados para garantir o desenvolvimento das plantas.

Fotos: Una Uberlândia/Divulgação

A coordenadora de Agrárias, Hélida Leão, analisa que o projeto representa não apenas um avanço técnico, mas também uma oportunidade de promover a solidariedade e formar profissionais mais conscientes.

"Esse projeto é importante desde a parte técnica, já que agrônomos trabalham nessa área, mas com ele temos também a parte solidária, formando agrônomos melhores. A hidroponia é uma forma de cultivo que aproveita espaços antes não pensados para o cultivo de várias espécies vegetais. Nesse caso, a gente optou pelas hortaliças por terem um ciclo mais rápido", destacou.

Fotos: Una Uberlândia/Divulgação

 

Assessoria