Uberlândia tem melhor gestão de Minas Gerais pela segunda vez consecutiva


           

Divulgação

           

Pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia é a primeira cidade de Minas Gerais na categoria principal IGMA Geral, do Prêmio Band Cidades Excelentes, entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes. O prefeito Odelmo Leão recebeu a distinção, na noite desta quarta-feira (19), durante a cerimônia da edição 2024, realizada em Belo Horizonte e transmitida pelo Youtube no canal da emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Com o resultado, o município está classificado para a etapa nacional, cuja final está prevista para julho. A cidade também foi uma das três finalistas do prêmio, organizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, nas categorias "Governança, Eficiência Fiscal e Transparência", "Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública" e "Sustentabilidade".

 

Após receber a premiação, o prefeito Odelmo Leão destacou a importância do ranking que reconhece as melhores gestões do estado. "Este prêmio é para o povo de Uberlândia e também para os servidores municipais. Trabalhamos sempre para oferecer os melhores serviços para a população e ficamos honrados pelo reconhecimento", disse.

 

Divulgação

 

             Com o tema "Evolução", a edição desse ano do Prêmio Band Cidades Excelentes avaliou como os municípios mineiros evoluíram em 72 indicadores entre 2021 e 2024. Os indicadores compõem o Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) e foram analisados em seis pilares, sendo eles, "Educação", "Saúde e Bem-estar", "Infraestrutura e Mobilidade", "Sustentabilidade", "Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública" e "Governança, Eficiência fiscal e Transparência".

 

Em 2022, Uberlândia ficou em segundo lugar na categoria geral, com população acima de 100 mil habitantes, atrás apenas da capital mineira. No ano seguinte, superou Belo Horizonte e foi classificada como a melhor gestão municipal, com destaque para o pilar "Sustentabilidade" (no qual foi vencedor) e para os pilares "Governança, Eficiência fiscal e Transparência", "Saúde e Bem-estar" e "Infraestrutura e Mobilidade" (nos quais foi finalista). Ainda em 2023, a cidade também conquistou a premiação de excelente gestão do Brasil na etapa nacional entre aquelas com mais de 500 mil habitantes.

 

Divulgação

 

Entre os projetos já apresentados por Uberlândia estão "Prefeitura Digital", "Programa Coleta Seletiva", "Programa Buriti", "Estação de Tratamento de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro – Capim Branco", "Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública", "Modernização Semafórica" (com foco na garantia de Acessibilidade no Município de Uberlândia), "Videomonitoramento Rural", "Centro Vida: A Integralidade do Cuidado na Reabilitação Pós-Covid no Município de Uberlândia", "Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista" (CR-TEA) e "Plano Municipal de Integridade – Política de Governança Pública e Compliance do Município".

 

PMU