Primeira etapa do 1° Circuito de Pesca de Uberlândia reúne quase 300 participantes



Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

 

Reforçando o estímulo ao ecoturismo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou neste sábado (29), na represa de Miranda, a primeira etapa do 1º Circuito de Pesca Esportiva de Uberlândia. O evento, inédito e pioneiro em Uberlândia, foi um sucesso, ao reunir 297 pescadores, de 99 equipes. A etapa aconteceu das 7h às 17h e contou com premiação, sorteios, show com o Quinteto do Samba e food trucks com diversas opções de comidas e bebidas para atender ao público presente.

Ao longo do ano, o torneio terá outras duas etapas: 10 de agosto (na represa de Capim Branco I) e 16 de novembro (represa de Capim Branco II), sempre das 7h às 17h, com acompanhamento da Marinha, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde.

Representando o prefeito Odelmo Leão, a deputada federal e primeira-dama Ana Paula Junqueira Leão destacou a importância do torneio. "O evento foi maravilhoso e demonstra muito bem o potencial de Uberlândia para o ecoturismo. Parabenizo a todos os envolvidos nessa importante iniciativa e convido os pescadores para que participem das próximas etapas", afirmou.

O torneio contempla apenas a espécie tucunaré e acontece na modalidade pesque-solte. A participação é exclusiva para grupos formados por três competidores, a partir de 12 anos, desde que o participante menor de idade esteja acompanhado por um de seus responsáveis legais durante a pesca.

"A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu um evento memorável, com muito respeito pelo meio ambiente e boa participação dos pescadores do município e da região. A primeira etapa foi um sucesso e tenho certeza de que as outras duas também serão", ressaltou a procuradora-geral da Futel, Marciane Resende.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

 

Premiação


Cada etapa do Circuito de Pesca tem entrega de troféus para as equipes classificadas do 1º ao 10º lugar.


A 1ª colocação em cada etapa fica com a equipe que obtiver a maior somatória de centímetros lineares com os peixes pescados (os árbitros avaliam apenas três exemplares por equipe). Em caso de empate, o desempate é pelo critério do maior peixe medido. Persistindo o empate, a decisão acontece a partir do segundo maior peixe medido ou, caso necessário, pelo terceiro maior.

A equipe vencedora da primeira etapa foi a Maré Mansa/Maré Forte, formada por Yuri Silva, Wanderson Silva e Gabriel Montes, que pescaram peixes de 36,5 cm, 35 cm e 32 cm. "Essa iniciativa da Prefeitura de Uberlândia é um marco ambiental para toda a região e tem todas as condições de ganhar um espaço cada vez maior entre pescadores de diversas cidades e faixas etárias", disse Yuri Silva.

Já a equipe Sola Gratia ficou em primeiro lugar na categoria de mérito ecológico, voltado à equipe que extrair a maior quantidade de resíduos da represa. No total, o trio extraiu 4.450 quilos de lixo, o que representa mais de 50% do total retirado durante a competição (8.355 quilos).

Sorteio de barco

Cada etapa ainda conta com sorteio de um barco entre as 10 primeiras colocadas. A ganhadora neste sábado foi a equipe Maré Forte, formada por Wilson Almeida, Ricardo Silveira e José Antônio da Silva. "Adoramos participar e ainda tivemos a alegria de sermos sorteados e ficar com o barco. Parabenizo a Prefeitura de Uberlândia pelo evento, que, além de importante, foi muito bem organizado", completou Wilson Almeida.

 

As 10 equipes premiadas com troféu:


1° lugar: Maré Mansa/Maré Forte

2° lugar: Moriah Esporte Fishing

3° lugar: Os Cumpade

4° lugar: Barcos Metal Forte

5° lugar: Barbeludos Fishing

6° lugar: Anonymous King Fishing

7° lugar: Maré Forte

8° lugar: Lendas da Pesca

9° lugar: Leilão do Zezera

10° lugar: Maré Forte/Monstro Jigs e Equipe CCM

 

PMU