Prefeitura fará repasse à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para realização da Festa do Congado 2024


 


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

 

Com o intuito de garantir apoio e preservar a tradicional Festa do Congado como referência para todo o Brasil, a Prefeitura de Uberlândia fará repasse, ainda este mês, à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito para auxiliar com a celebração da Festa do Congado 2024. O incentivo, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, de cerca de R$ 270 mil, é realizado tradicionalmente e é mais uma forma de reconhecimento e preservação da cultura afro-brasileira por parte da administração municipal.

A Festa do Congado é patrimônio imaterial do município desde 2008. Por meio do decreto nº 11.321, Uberlândia obteve um marco significativo de valorização dessa importante manifestação cultural. É uma celebração que expressa identidade e história e muito representativa para os povos de matriz africana.

Ainda em 2008, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia solicitou registro dos festejos do Congado como Patrimônio Cultural do Brasil ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, aguarda o andamento dos trâmites para aprovação da proposta. O objetivo é continuar promovendo maior visibilidade e perpetuar a tradição das celebrações em todo o território nacional.


 Reprodução

 

            Atualmente, o processo segue em andamento junto ao Ministério da Cultura. Desde outubro do ano passado, o registro feito pela Prefeitura de Uberlândia encontra-se em estágio de análise para posterior manifestação técnica pelo Iphan.

(Acompanhe aqui o andamento do processo junto ao Iphan)

 

Incentivo à cultura

            O fomento à festividade pela Prefeitura de Uberlândia é viabilizado, durante todos os anos de gestão do prefeito Odelmo Leão, por meio de repasses previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A verba destinada à Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é, posteriormente, distribuída aos 24 ternos de Congado de Uberlândia que compõem as celebrações, ocorridas tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro. Saiba mais sobre a tradição na cidade clicando AQUI.

 PMU