Prefeitura de Uberlândia lança Plano Municipal de Arborização Urbana na abertura da 14º Semana do Meio Ambiente


 

Durante a solenidade de abertura da 14ª Semana do Meio Ambiente, realizada na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão anunciou o lançamento do Plano Municipal de Arborização Urbana. Na ocasião, foi assinado o aviso de consulta pública à proposta do documento, visando transparência e participação popular. O plano é um instrumento com objetivo de cumprir regras ambientais, a partir de decisões técnicas sobre aspectos relacionados à arborização urbana, articulando fatores fisiográficos, arquitetônicos, climáticos e culturais da cidade.

O aviso de abertura da consulta pública foi divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta, acompanhado do link de acesso à proposta do Plano, disponível também na seção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no Portal da Prefeitura. A consulta pública será feita via formulário disponibilizado junto à proposta. Serão aceitas participações até o dia 5 de julho de 2024. Após o prazo, haverá revisão da proposta e encaminhamento para aprovação junto ao Legislativo.

"Com a elaboração deste documento, buscamos proporcionar mais sustentabilidade e gerir, de modo mais assertivo, o processo de arborização na nossa cidade. A consulta pública permite o acesso à proposta e a participação da população com sugestões que poderão ser inseridas no Plano. Isso é desenvolvimento urbano, qualidade de vida e equilíbrio ecológico. Para alcançarmos êxito nessa caminhada, vamos precisar do trabalho de todos. A gente precisa ter consciência de que o planeta no qual nascemos, crescemos, vivemos e cumprimos as missões das nossas vidas deve ser preservado para as futuras gerações", reforçou o prefeito Odelmo Leão.



Desenvolvido por equipe técnica da Secretaria, a proposta é que o Plano Municipal de Arborização Urbana vigore por prazo indeterminado e conte com atualizações a cada cinco anos. Para viabilização do projeto, as mudas utilizadas para ampliar a arborização urbana de Uberlândia serão produzidas ou adquiridas pelo Horto Municipal. As espécies serão definidas de acordo com aspectos ligados à área de plantio, que podem ser calçadas, praças e demais espaços verdes da cidade.

Após a cerimônia de abertura, a programação da 14ª Semana do Meio Ambiente seguiu com exposição sobre reciclagem no saguão de entrada do Centro Administrativo Municipal e mesa-redonda no auditório sobre o uso do pó de basalto como recurso sustentável aliado à conservação e recuperação do solo. O remineralizador de solo, abundante na região, é foco de estudos conduzidos pela Prefeitura de Uberlândia desde 2019 e que embasaram a determinação do prefeito Odelmo Leão em estabelecer a cidade como 1º Polo Agromineral Verde Ministro Alysson Paolinelli.

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU


Como explicado pela palestrante convidada pela parceira do Município Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo), a engenheira agrônoma Lurdineide de Araújo Barbosa Borges, o pó de basalto, assim como outros tipos de rocha, auxiliam na prevenção à desertificação e degradação do solo, bem como integram técnicas de recuperação do mesmo.

A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente segue até sábado (8), quando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoverá atividades, a partir das 8h, no Parque do Sabiá.

PMU