Prefeitura de Uberlândia anuncia pacote de ações para tratamentos cardiológicos e de câncer de mama


Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação


             Destinado a ampliar e aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, a Prefeitura de Uberlândia anunciou, nesta sexta-feira (21), um pacote de melhorias para os atendimentos em cardiologia e prevenção ao câncer de mama. O anúncio foi feito pelo prefeito Odelmo Leão durante solenidade no Centro Administrativo Municipal. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, as iniciativas contemplam mutirões de exames e compra de equipamentos.

"Já foi liberado o recurso e autorizamos a realização dos mutirões a partir da próxima segunda. O Hospital Municipal já estava fazendo alguns procedimentos e vamos continuar trabalhando para continuar garantindo este atendimento. O Município tem investido mais de 35% do orçamento municipal na área da Saúde em prol da população. Portanto, agora, esperamos que os outros entes também façam a sua parte", disse o prefeito Odelmo Leão.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Mutirão de eletrocardiograma ambulatorial, com cerca de 13 mil  exames feitos em dois meses. Dando continuidade a estes cuidados com a população na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, serão instalados equipamentos de telemedicina para realização de eletrocardiograma nos atendimentos 24h de urgência das oito UAIs. Eles são de propriedade da Medcor, que já tem contrato ativo de prestação de serviço, e não haverá custos ao município. Com essa tecnologia, os laudos serão feitos remotamente por cardiologistas especializados, facilitando o diagnóstico precoce de doenças do coração, como o infarto agudo do miocárdio.

Além disso, também foi anunciado um novo mutirão de ecocardiografia – exame que auxilia na avaliação de características do órgão, como tamanho, aparência, espessura, formato, capacidade de funcionamento e fluxo sanguíneo. Por meio de convênio com as clínicas parceiras, serão agendados dois mil exames para contemplar os pacientes vermelhos de alta prioridade da lista de espera, resultando na redução da demanda reprimida.

Os exames serão realizados em cinco clínicas parceiras (Centri, Medcor, Prima, Cardio Diagnosis e Nutrimed) que foram credenciadas por chamamento público.



Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Prevenção de Câncer de Mama

O câncer de mama é o que mais mata no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).  O diagnóstico precoce é essencial para garantir um tratamento eficaz. Por isso, a administração municipal anunciou também a entrega de um novo e moderno mamógrafo digital que será instalado no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Com a aquisição, a Secretaria Municipal de Saúde espera ampliar o acesso à detecção precoce, reduzir o tempo de espera para realização do exame, além de um melhor acompanhamento e monitoramento do seguimento desta mulher com suspeita de câncer na Rede de Atenção à Saúde.

            O novo mamógrafo permitirá a realização de mil exames de mamografias a mais por mês as mulheres de Uberlândia. Para reforçar ainda mais esta linha de cuidados da mulher, também serão ofertadas quatro mil mamografias no mutirão para pacientes classificados em vermelhos e amarelos nas listas de espera da Central de Regulação. Estes exames serão realizados em unidades do município e em outras duas clínicas parceiras (CDM Santa Marta e PRO Imagem) que foram credenciadas após chamamento público.

Além disso, o Hospital Municipal também realizará vários procedimentos extras, como biópsias, retirada de nódulos, punção por agulha guiada por USG, mastectomia parcial ou total conforme indicação do mastologista além dos exames de imagem necessários para o estadiamento da doença. Atualmente, o Hospital Municipal conta com seis mastologistas titulados pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que realizaram cerca de 500 biópsias nos últimos meses, resultando em 160 diagnósticos precoces de câncer de mama. 

PMU