Prefeitura de Uberlândia abre cadastro para vacinação contra o HPV


 

Reprodução

 

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira (19), o cadastramento para a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) entre adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 19 anos, que ainda não foram vacinados. O agendamento é online, pelo sistema (CLIQUE AQUI) disponibilizado no Portal da Prefeitura de Uberlândia.

 

A imunização será feita a partir da próxima segunda-feira (24), no ponto de vacinação do Terminal Central de Ônibus, nos dias úteis, das 8h às 17h. De acordo com a Nota Técnica 41-2024, do Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV está inserida no Calendário Nacional de Vacinação, para pessoas do sexo feminino e masculino, com idade entre 9 e 14 anos. Entretanto, uma estratégia de resgate foi adotada para quem tem até 19 anos e ainda não foi imunizado. Ainda segundo o documento, o esquema de vacinação é em dose única e está dispensado quem já foi vacinado. A vacina é contraindicada, de acordo com o fabricante, a gestantes e pessoas com hipersensibilidade aos seus princípios ativos.

 

Atualmente, o município conta com um quantitativo de 11 mil doses. Seguindo diretriz do prefeito Odelmo Leão, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou novas remessas junto ao governo federal, alertando sobre a insuficiência de doses e solicitando revisão da quantidade destinada ao Município.

 

A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) esclarecem que todos os cadastros passam por um processo de checagem e validação dos dados apresentados. As inscrições que não se enquadram nos critérios estabelecidos não são validadas e os responsáveis são comunicados via SMS e e-mail.

 

Serviço

O cadastro para vacinação contra o vírus HPV para pessoas com idade entre 9 e 19 anos é online. (Clique aqui).

 

PMU