Prefeitura acolhe cerca de 200 pessoas em situação de rua nos 4 abrigos municipais desde 28 de maio


Devido às temperaturas mais baixas registradas na cidade nas últimas semanas, a Prefeitura de Uberlândia disponibiliza, desde o dia 28 de maio, um abrigo extra, com oferta de alimentação, dormitório, banheiros, agasalhos e profissional que dá apoio na chegada dos usuários. Com o reforço deste espaço, aberto em parceria com a Instituição de Assistência Social de Uberlândia (Icasu) no bairro Chácaras Panorama, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já acolheu 201 pessoas em situação de rua nos quatro abrigos municipais nos últimos 15 dias.

Além do abrigo extra, que contabiliza o acolhimento de 28 pessoas até o momento, o município subvenciona outros três abrigos permanentes, que estão instalados no Ceami Martins (que teve 81 acolhidos), Ceami Santa Mônica (com 20 abrigados) e o albergue noturno Ramatis (que fez outros 72 acolhimentos).

 

Acolhimento que vai além dos abrigos

A disponibilização dos quatro abrigos municipais é mais uma política pública adotada pela Prefeitura de Uberlândia, sob gestão do prefeito Odelmo Leão, para dar suporte às pessoas em situação de rua na cidade. O Município ainda mantém, dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, um órgão oficial que tem a prerrogativa legal para acompanhamento do setor: a Diretoria de Proteção Social à População de Rua e Migrantes. O setor identifica e monitora diariamente esse público, garantindo o encaminhamento necessário e adequado a cada situação.

 

Desenvolvimento Social - Atendimento População de Rua 2.JPG

Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

 

Conforme o último levantamento da Diretoria de Proteção Social à População de Rua e Migrantes, atualizado na última segunda-feira (10), há 355 pessoas em situação de rua em Uberlândia. Todo cidadão também pode contribuir com o apoio a esse público acionando a Central de Atendimento, pelo telefone (34) 9-9946.0373, para prestar informações sobre quem necessita de acolhimento e procura abrigo, auxiliando as equipes da Prefeitura, que se deslocam até o local indicado para fazerem a abordagem social.

Abaixo, os abrigos permanentes que o município subvenciona e o abrigo extra:

- Ceami Martins: rua Carmo Gifoni, 1.145 – Bairro Martins

- Ceami Santa Mônica: rua João Limírio dos Anjos, 1.043 – Bairro Santa Mônica

- Albergue noturno Ramatis: avenida João Pinheiro, 3.150 – Bairro Brasil

- Abrigo extra em parceria com Icasu: rua dos Ceamitas, 260 – Bairro Chácaras Panorama

 

PMU