Obra de construção de ponte sobre o rio Uberabinha chega a 18% de conclusão


Mais uma importante obra de mobilidade urbana está sendo viabilizada pela Prefeitura de Uberlândia. Desta vez, a população das regiões Oeste e Norte da cidade será contemplada com a construção de uma ponte sobre o Rio Uberabinha, ligando os bairros Taiaman e Jardim Brasília. O equipamento fará a ligação da via, que também está em construção e se localiza entre a avenida 02 e a rua dos Trópicos. O investimento ainda prevê duas rotatórias nos acessos à ponte, sendo uma em cada lado, para possibilitar maior fluidez e trafegabilidade no local.

O local já recebeu serviços de estacas, instalação de blocos de fundação e também dos pilares. Nesta sexta-feira (14), a obra atingiu 18% de conclusão com a realização de concretagem da fundação. Na próxima fase, serão finalizadas as partes de fundações e dos pilares e será início à produção de vigas e lajes. Assim que concluída, a ponte contará com duas pistas, uma em cada sentido, com, aproximadamente, 60 metros (m) de extensão.

Com previsão de término até dezembro deste ano, toda a obra compreende as fases de terraplanagem, drenagem, pavimentação, recapeamento nas vias em que ocorrerão intervenções para instalação das novas rotatórias, sinalização, iluminação e execução de calçada com acessibilidade na nova via, além de serviços complementares.

Acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras, a construção da ponte, da via e das rotatórias integra o pacote cuja ordem de serviços foi assinada em dezembro pelo prefeito Odelmo Leão e está estimada em pouco mais de R$ 12,7 milhões, obtidos de financiamento junto ao Banco do Brasil por meio do programa Uberlândia Integrada 3. Os trabalhos estão sendo desempenhados pela empresa licitada Grada Construtora Ltda.

A previsão é que as novas estruturas recebam, diariamente, uma média de 3 mil veículos, inclusive do transporte público. Com a obra, uma linha (A526) do Sistema Integrado de Transporte (SIT) transitará pelo novo acesso, atendendo em dias úteis. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) ainda prevê a criação de novas linhas para ampliar o atendimento a quatro bairros: Taiaman, Guarani, Jardim Brasília e Distrito Industrial.

PM