O que a ansiedade tem a ver com os intestinos?


Um dos males dos tempos modernos é a ansiedade, e se não podemos nos livrar de suas causas, que muitas vezes provêm dos desafios cotidianos, podemos melhorar nossas respostas orgânicas a ela. Um dos diversos caminhos para contornar os efeitos somáticos derivados da ansiedade, sim, é por meio da alimentação e passa pelos intestinos.


O conceito será abordado pela Profa. Dra. Margareth Bianchini, PhD, terapeuta integrativa e complementar - Ayurveda, durante a palestra "Ansiedade correlacionada ao mal funcionamento do intestino e o uso das especiarias para aliviar vários sintomas inflamatórios". O evento faz parte das atividades ligadas a profissionais da área de saúde, o chamado B2B, no Espaço Saúde, Bem-estar e Beleza, durante a BioFair Brazil e Naturaltech 2024.


A palestrante é a empreendedora da marca "Bem Me Quer Ervas e Sabor", loja virtual que vende massalas, todas elaboradas a partir de rigorosa seleção de ingredientes. Trata-se de temperos que ajudam a cuidar da saúde, trazendo sabores diferenciados a quaisquer receitas, sem que haja utilização de corantes, aditivos químicos ou ingredientes artificiais.


"Massala" é o nome genérico atribuído a temperos culinários da Índia. Na tradição indiana, cada família tem as suas receitas de massala, que são basicamente, preparadas a partir de misturas de ervas e especiarias. Inspirada na tradição indiana e em consequência de estudos e dedicação no manejo de ervas medicinais é que nasceu a marca "Bem Me Quer Ervas e Sabor".


O uso regular desses temperos traz inúmeros benefícios à saúde, e em se tratando de duas das mais comuns queixas das pessoas – ansiedade e problemas intestinais, há uma conjuntura interligada que pode ser tratada a partir desses temperos específicos, com benefícios reverberados em todos os âmbitos da saúde.


Na palestra, Profa. Margareth Bianchini abordará como a absorção de nutrientes ocorre no processo digestivo e suas derivações, como a eliminação de resíduos, equilíbrio hídrico, defesa imunológica, produção de vitaminas, relacionados a tensões musculares, insônia ou distúrbios do sono, além de cansaço físico e batimentos cardíacos atípicos e sem razão aparente. 

 

Assessoria