Mercatto Brechó no Pátio Sabiá traz moda consciente e sustentabilidade

No próximo sábado, dia 29 de junho, o Pátio Sabiá será palco de um evento para os amantes da moda consciente e sustentável. A quarta edição do Mercatto Brechó, em parceria com seis brechós locais, mira no inverno e deve promover o consumo responsável de moda e valorizar a preservação do meio ambiente.

Com uma proposta ousada, a Mercatto Brechó oferecerá uma jornada de compras sustentáveis, onde a preocupação com o meio ambiente caminhará lado a lado com a busca por estilo e originalidade. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os brechós Bacana, Achados da Josi, Beleza, Dê Brechó Moda Circular, Dona Fia e Doida do Brechó, e renovar seus guarda-roupas de forma sustentável, adquirindo roupas, sapatos, acessórios e itens vintage, com preços acessíveis e sem abrir mão do cuidado com o planeta.

A indústria da moda é conhecida por ser uma das mais poluentes do mundo, mas a crescente demanda por moda consciente e compras em brechós tem trazido uma mudança significativa para a cidade de Uberlândia. Grasielly Rodrigues Chaves, proprietária do Brechó Bacana, destaca que a cultura dos brechós vem crescendo a cada dia mais, e o evento será uma oportunidade de mostrar ao público que essa tendência pretende revolucionar a forma como consumimos moda. Os brechós, que antes eram estigmatizados como locais de peças velhas e desgastadas, ganharam uma nova perspectiva, com curadorias cuidadosas e peças em perfeito estado de conservação.

"O Pátio Sabiá entregará uma estrutura de local e organização jamais vista antes para esse tipo de evento. Muita gente não sabe que existe esse tipo de brechó, fica conhecendo lá, se apaixona pelo modelo de negócio e entra nesse mundo. Então a Mercatto Brechó está trazendo um novo conceito para o mercado de segunda mão, mostrando que esse universo veio para ficar e revolucionar, e Uberlândia precisava disso", afirma Grasielly.

A empreendedora Deliane Silvério de Oliveira, do Dê Brechó, ressalta a importância de sensibilizar as pessoas sobre o consumo consciente e a reutilização de peças, utensílios domésticos e acessórios. "Além da economia no bolso, podemos dar uma segunda chance a uma peça com potencial de reuso. Podemos reaproveitar tudo que já está pronto. Lavou, está novo. Precisamos conscientizar as pessoas de que o consumo consciente se faz mais necessário a cada dia, em meio a uma sociedade tão poluente e consumista", diz.

Outro destaque do evento é o Brechó Achados da Josi, representado por Josiane Marques Fernandes. A empreendedora comenta que, antigamente, a cultura dos brechós era associada a peças velhas e sem valor, mas, hoje, a demanda por moda consciente tem crescido de forma impressionante. Seu brechó tem se adaptado a essa tendência, oferecendo peças únicas e cheias de personalidade, para os clientes que buscam compor looks com estilo, fugindo do padrão uniforme das grandes marcas.

Assessoria