Leitura Para Todos: Center Shopping promove contação de histórias e doações de livros

Compartilhando do compromisso de transformar a realidade das comunidades localizadas no seu entorno, o Center Shopping juntamente com os demais shoppings, também administrados pela ALLOS – mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina – realizam a quarta edição do 'Leitura Para Todos'. O projeto, que incentiva o hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforça a importância dos livros como agentes de transformação social, contará com a participação dos mais de 50 shoppings ALLOS em todo o país.

Serão distribuídos cerca de 110 mil livros para crianças de até 7 anos por meio de instituições sociais localizadas nos entornos dos shoppings e escritórios da ALLOS. Para 2024, o 1º título escolhido foi "Suvaco - O oceano e uma viagem no tempo", que aborda a necessidade do cuidado com o oceano e com o meio ambiente, trazendo ainda a possibilidade de dois desfechos distintos, a depender de como os humanos cuidarão do oceano nos próximos anos. O Center Shopping Uberlândia irá realizar nos dias 21, 25 e 26 de junho, contação de histórias e doação de livros para as seguintes instituições: Casa de Apoio e Formação do Menor Nova Canaã, Fundação de Aprendizagem e Desenvolvimento Social do Menor - FADESOM e Ação Moradia.

"Em mais uma edição do projeto, reforçamos o nosso objetivo de promover o hábito da leitura para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa vez, temos ainda a oportunidade de abordar a importância da conscientização ambiental para os pequenos. A história do livro traz uma narrativa que incentiva a preservação do meio ambiente, ou seja, está alinhada com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS", conta Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

Com o propósito de não apenas doar livros, mas também trazer encantamento de forma lúdica, os shoppings promoverão ações de contação de histórias para as crianças.

Parceiro do Leitura Para Todos, o Instituto da Criança é a organização responsável pelo mapeamento, validação e seleção das instituições sociais contempladas desde a sua primeira edição, em 2021. Até então, o projeto da ALLOS já doou mais de 610 mil livros a 872 instituições.


Sustentabilidade

A data 8 de junho foi escolhida para dar início à quarta edição do projeto por ser o Dia Mundial dos Oceanos. No livro, um cãozinho chamado Suvaco encontra uma máquina do tempo e embarca em uma jornada para o ano de 2030, que marca o encerramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU - conhecida como Década do Oceano.

A história do livro se encontra com os compromissos de sustentabilidade firmados pela ALLOS até 2030. Dentre eles, estão alcançar um índice de 90% de reciclagem dos resíduos sólidos gerados nas operações dos shoppings, implantar infraestrutura completa para reuso de água em todo o portfólio, e atingir a marca de carbono zero.

Escrito por Jana del Favero e Mariana Trindade, e ilustrado por Gilberto Cunha Jr e Mariane Soares, o livro foi apoiado pelo programa Maré de Ciência da UNIFESP e endossado pela Década do Oceano da Organização das Nações Unidas (ONU). A edição conta com duas páginas sobre a ALLOS, além de cinco páginas com desenhos para colorir e atividades de ligar os pontos.

 Visando atrelar o projeto de maneira 360º ao tema social, foi acordado também com as autoras e os ilustradores que a verba referente aos direitos autorais será usada para impactar ainda mais crianças. Mais livros foram comprados e serão doados ao programa Maré de Ciência, responsável pela distribuição dos exemplares para escolas de educação infantil.


Sobre a ALLOS

Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem mais de 50 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam.


Assessoria