Há 37 anos, o programa ‘Trocando em Miúdos’ coloca no ar informações de qualidade



Em fevereiro de 1987, o jornalista Márcio Alvarenga estreou, pela Rádio Universitária FM, o programa Trocando em Miúdos, que desde então traz à pauta diária os debates mais palpitantes do noticiário e tem audiência fiel, de segunda a sexta-feira, das 11 ao meio-dia. 
         Com esse formato que traz ao debate os principais temas e personagens de dentro e de fora da academia, o Trocando em Miúdos se fortaleceu ao longo dos anos, em vários momentos que consagraram seu espaço e audiência. Nas eleições municipais de 1988, por exemplo, o programa reuniu para um debate no anfiteatro do campus Santa Mônica os oito candidatos à prefeitura, que ainda responderam às perguntas de uma plateia de 400 pessoas. Naquele mesmo ano, também foram entrevistados por Márcio Alvarenga os deputados que ajudaram a fazer a Constituição Federal de 1988.
         O primeiro debate da história da Universidade Federal de Uberlândia com todos os candidatos à reitoria, se deu no Trocando em Miúdos, em 1992. 
         A partir de 2000, o programa abriu espaço para colaboradores comandarem diversos quadros temáticos e essas características fizeram com que, em 2005, o programa fosse tema de trabalho acadêmico da jornalista Dalira Lúcia, apresentado no Congresso de Jornalismo Científico na Fapesp, em São Paulo.
          Desde 2009, o Trocando em Miúdos é transmitido via internet, e tem um site que disponibiliza todas as entrevistas e quadros apresentados no programa.
         Entre as personalidades da vida nacional entrevistadas por Márcio Alvarenga, destacam-se: Camargo Guarnieri, Jayme Lerner, Florestan Fernandes, Mario Covas, Roberto Marinho, Milton Santos, Ulysses Guimarães, Mário Lago, Sábato Magaldi, Maria Fernanda, Rubem Alves, Carlos Reichenbach, Adib Jatene, Affonso Romano Sant’Ana e Ziraldo.  
Hoje, o programa dá grande visibilidade à produção acadêmica brasileira, por fazer a integração de temas científicos com a comunidade, tem um time de 20 colaboradores e 22 quadros temáticos com assuntos de diversas áreas do conhecimento.
“Nenhum ambiente democrático sobrevive sem a livre circulação da informação”, diz o jornalista Márcio Alvarenga, para quem o rádio “é um elo vital para transmitir informações”. O programa Trocando em Miúdos, ao longo dos seus 37 anos no ar, contribui para reforçar este papel fundamental de ser um veículo de comunicação, e a longevidade do programa é garantida por informações de qualidade.
Marcando os 37 anos do programa Trocando em Miúdos, acontece um evento no dia 10 de julho, 19 horas, no anfiteatro do bloco 5S do Campus Santa Mônica da UFU. Teremos o lançamento do livro do Prof. Luiz Carlos Dias da Unicamp, "Não Há Mundo Seguro Sem Ciência". Em seguida, às 20 horas, um Contraponto entre o Prof. Luiz Carlos Dias e o médico sanitarista Dr. Gonzalo Vecina, fundador da Anvisa, com a participação da plateia. 

Assessoria