Grupo EMCANTAR inicia turnê do novo álbum Abraço no Planeta


 

O espetáculo de lançamento do novo álbum Abraço no Planeta do Grupo EMCANTAR estreia no Triângulo Mineiro neste mês e promete ao público uma experiência tocante, provocativa e orquestral.

O trabalho é mais um fruto da pitoresca história de amor, que começou com um genuíno desejo de pedalar por dez anos numa bicicleta a distância equivalente a uma volta em torno da Terra (40.075 km). Em curtas e longas cicloviagens por estradas de chão, atravessando florestas, rios, matagais, montanhas e indo parar no mar, o diretor e fundador da Cia Cultural EMCANTAR, Marco Aurélio Querubim, viu-se imerso em um sentimento crescente de amor à vida e todos os seres vivos, habitantes de uma casa comum, o planeta Terra. Sentimento que transbordou na criação de um conjunto de canções entoadas sobre a bicicleta, posteriormente compartilhadas com parceiros de uma longa jornada coletiva de fazer arte e encantar pessoas que, mais uma vez juntos, trouxeram então ao mundo a refinada produção musical de Abraço no Planeta.

"No álbum, cantamos o mundo que a gente quer ver, no convívio para a conservação das belezas regionais e do planeta, assim como na relação biofílica de cada pessoa consigo mesma, com a comunidade e com o meio ambiente, a casa da gente. Não somos donos da Terra, nós somos a Terra!", diz Querubim.

O espetáculo

Para reproduzir o disco ao vivo, o Grupo EMCANTAR caprichou na produção musical do espetáculo e apresenta em cena uma banda de nove músicos, alguns multi-instrumentistas, e ainda convidados especiais, como o violoncelista Kayami Satomi.

Além disso, mais cinco artistas compõem o elenco que conta com a direção de Rafael Michalichem. "Para passar a mensagem do álbum, construímos uma narrativa aberta, pautada essencialmente em dois livros: A Terra dá, a Terra Quer, do ativista quilombola, Antônio Bispo dos Santos, e Uma Ecologia Decolonial, de Malcom Ferdinand, e em preceitos do manifesto Carta da Terra", conta Michalichem.

No espetáculo, a estética visual também ganha destaque, com direito a troca de figurinos e visualidades no palco, além de uma exposição de artes visuais com ilustrações das canções do álbum, feitas por jovens de um dos projetos sociais do EMCANTAR.

A turnê do espetáculo acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, ambos patrocinados pelo Sistema Martins. Além disso, a turnê em Araguari conta com recurso de emenda parlamentar do deputado Zé Vitor, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC.

SOBRE SISTEMA MARTINS – O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais: https://www.martinsatacado.com.br

"A missão do Sistema Martins, definida 20 anos atrás, envolve o desenvolvimento do potencial humano para transformar em realidade visões de um futuro melhor por meio da promoção de uma cultura de preservação ambiental. O apoio ao lançamento do álbum Abraço no Planeta é exemplo material da nossa razão de existir e imaterial de uma fonte de inspiração para todos nós que testemunhamos sua criação. As pedaladas e cicloviagens do Querubim em sua jornada com a bicicleta e o trabalho artístico dos integrantes do EMCANTAR que o ajudaram a transformar suas aventuras criativas em álbum e espetáculo, são ensinamentos preciosos sobre a importância e a responsabilidade de todos em cuidar do planeta que devemos abraçar", afirma Ludmila França, gerente executiva do Sistema Martins.

 

Sinopse do espetáculo:

Um grupo de astronautas chega em um planeta desconhecido, e do contato entre o que existe e o que chega nasce uma dúvida: quem somos nós diante do mundo? Em busca de olhar o que há de mais bonito no planeta que habitamos, o espetáculo nos convida a olhar para o todo, para o outro, e para nós mesmos. Uma jornada que expande o conceito de ecologia e faz lembrar que somos nós também parte disso que chamamos natureza. E por isso mesmo, temos nosso lugar e nossas responsabilidades frente a tudo que há de bonito no mundo.

Embalado pelas canções do álbum Abraço no Planeta (2023), interpretadas ao vivo pelo Grupo EMCANTAR e pautando-se em textos como a Carta da Terra, o livro A Terra Dá, a Terra Quer de Antônio Bispo dos Santos e Uma Ecologia Decolonial, de Malcolm Ferdinand, o espetáculo traz um vislumbre lúdico para discussões contemporâneas sobre a nossa relação com o planeta que vivemos e nosso posicionamento dentro dele.

 

*Confira agenda completa da turnê:

18/06 – 10h – Escola E. Mário Porto - Uberlândia

22/06 – 20h - Teatro Municipal de Uberlândia

24/06 – 15h – CCAU Canaã - Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia

25/06 – 09h30 – CEU Shopping Park - Uberlândia

28/06 – 14h30 - Cine Teatro Rex – Araguari

29/06 – 20h - Cine Teatro Rex – Araguari

30/06 – 18h - Cine Teatro Rex – Araguari

20 e 21/07 – 20h – Teatro SESIMINAS – Uberaba

*Retirada de ingressos na portaria dos teatros com 2h de antecedência.

MAIS: emcantar.org ou @emcantar nas redes sociais, Youtube e plataformas de streaming.