Governo participa do Rio2C debatendo Vídeo sob Demanda, internacionalização do audiovisual brasileiro e o Novo Plano de Diretrizes e Metas


 

No momento em que se discute no Congresso Nacional a regulação dos serviços de streaming, Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do MinC participa do Screening Room "Regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil: Desafios e Impactos na Indústria Audiovisual", que acontece dia 5 de junho, às 10h, na Cidade das Artes (RJ), dentro da programação do Rio2C, o maior encontro de criatividade da América Latina.

 

Juntamente com Paulo Alcoforado, Diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Leonardo Edde, da Urca Filmes e Iafa Britz, da Migdal Filmes, Joelma Gonzaga examinará o cenário da regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil, os aspectos que envolvem os direitos de propriedade intelectual, a formação de valor dos conteúdos, a relação com os serviços de infraestrutura, as lacunas regulatórias e os impactos nas dinâmicas do mercado audiovisual brasileiro.

 

Além dessa participação, o MinC organiza mais dois espaços de debate no âmbito do Rio2C. Um deles, dia 6 de junho, às 14h, será a apresentação da política de internacionalização do audiovisual brasileiro, com a participação de representantes do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores, da Apex Brasil e da Secretaria de Audiovisual do ministério.

 

E, no mesmo dia, às 16h, acontecerá a outra atividade que, além de Joelma Gonzaga, contará com as participações de Daniela Santana Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual /MinC e de Rodrigo Antônio Silva, Diretor de Formação e Inovação Audiovisual /MinC, e que terá como tema o Novo Plano de Diretrizes e Metas, que consolida a agenda estratégica para o audiovisual brasileiro, com os eixos de ação para o próximo triênio.

 

Serviço:

Dia 05/06
Regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil: Desafios e Impactos na Indústria Audiovisual
10h às 11h

 

O vídeo sob demanda (VoD) é considerado o novo horizonte de expansão do mercado audiovisual. Trata-se de um serviço que potencializa a circulação dos conteúdos e o consumo audiovisual dos usuários de tecnologias móveis, TVs e computadores pessoais. No último semestre, muito tem sido discutido a respeito da modelagem de um ambiente regulatório que reúna as melhores condições para o desenvolvimento desse mercado no Brasil e garanta segurança jurídica e isonomia regulatória aos agentes econômicos, de modo que sejam evitadas ou afastadas barreiras artificiais à entrada na prestação desse serviço. Este painel examinará o complexo cenário da regulação do Vídeo sob Demanda (VOD) no Brasil, explorando os diversos aspectos que envolvem os direitos de propriedade intelectual, a formação de valor dos conteúdos, a relação com os serviços de infraestrutura, as lacunas regulatórias e os impactos nas dinâmicas do mercado audiovisual brasileiro.

 

Participantes:
Iafa Britz, Migdal Filmes
Joelma Oliveira Gonzaga, Secretária do Audiovisual/MinC
Leonardo Edde, Urca Filmes

Mediador: Paulo Alcoforado, Diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE)

 

Dia 06/06
Painel 1: Governo Federal apresenta e política de internacionalização do audiovisual brasileiro
14h às 15h30
   ​ ‍
A implementação de políticas efetivas voltadas para a internacionalização do audiovisual brasileiro, em âmbito federal, perpassa por uma atuação integrada, e complementar, entre diferentes instituições. Nesse painel, SAV/MinC, Instituto Guimarães Rosa e ApexBrasil apresentam suas ações e como têm dialogado em torno deste tema.

 

Participantes:
Joelma Oliveira Gonzaga, Secretária do Audiovisual/MinC
Marco Antonio Nakata, Diretor do Instituto Guimarães Rosa/MRE
Mariele Laís Christ, Coordenadora de Indústria e Serviços/ApexBrasil
   ​ ‍
Mediador: André Araujo, Coordenador-Geral de Políticas de Difusão e internacionalização audiovisual

 

Dia 06/06
Painel 2: Novo Plano de Diretrizes e Metas: consolidando uma agenda estratégica para o audiovisual brasileiro
16h às 17h30
   ​ ‍
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, reestruturada no novo atual governo, com duas diretorias, apresenta seus eixos de ação para o próximo triênio e as ações do governo federal para elaboração do novo Plano de Diretrizes e Metas do audiovisual brasileiro.
   ​ ‍
Participantes:
Joelma Oliveira Gonzaga, Secretária do Audiovisual /MinC
Daniela Santana Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual /MinC
Rodrigo Antonio Silva, Diretor de Formação e Inovação Audiovisual /MinC
 

Secom