Evento cultural arrecadará alimentos em Uberlândia-MG


 

 

Roda de Danças Circulares está aberta para toda a população | Crédito: Divulgação 


A cultura e a solidariedade novamente darão as mãos no evento de Roda de Danças Circulares promovido na Escola Livre do Grupontapé, localizada na Rua Tupaciguara, 471 – bairro Aparecida, em Uberlândia-MG, no dia 20 de junho, às 19h30.  Realizada em parceria com o Grupontapé e a produtora cultural Balaio do Cerrado, a atividade estará aberta ao público, que para participar deve levar 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados à cozinha comunitária do assentamento Glória, instalado na cidade.

 

O momento cultural, que reúne pessoas para dançarem juntas e em círculos, já é uma programação tradicional da Escola Livre do Grupontapé. As danças circulares são uma prática corporal, ancestral e profunda. O canto e o ritmo favorecem a aprendizagem e a interconexão harmoniosa e promovem a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade, visando o bem-estar físico, mental, emocional e social.

 

Devido ao processo terapêutico proporcionado pelas danças circulares, elas estão institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e são oferecidas como terapia complementar pelo SUS. Em Uberlândia, o Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), que auxilia pacientes a se recuperarem de doenças promovendo a saúde e o bem-estar, oferece danças circulares como opção de terapia.

A focalizadora, idealizadora do projeto, professora, atriz e cofundadora do Grupontapé, Katia Lou, enfatiza que não é necessário saber dançar, aprender alguma coreografia antes da atividade ou se preocupar com o desempenho dos passos — qualquer pessoa pode chegar e aprender no momento. "Por isso, convidamos todas as pessoas, que tenham interesse em dançar, para estarem conosco e compartilhar desse momento de cultura, saúde e solidariedade", convoca Katia Lou.

Iniciativa

As Rodas de Danças Circulares, que acontecem uma vez no mês, fazem parte do projeto "Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares", aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Por meio dele, o Grupontapé promove atividades gratuitas para a comunidade e prevê atuação do grupo em 12 cidades, incluindo Uberlândia. São realizadas apresentações de espetáculos, atividades formativas, além de atividades na sede do Grupo, a Escola Livre do Grupontapé.

 

 

O quê: Roda de Danças Circulares e Meditação - inverno
Quando: 20/06/2024
Horário: 19h30 às 21h30
Onde: Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471 – bairro Aparecida)
Entrada gratuita

Assessoria