Dia dos Namorados: saiba como presentar sem comprometer a sua saúde financeira


Imagem: Freepik

No Dia dos Namorados, é comum que algumas pessoas queiram comprar presentes mais caros para demonstrarem seus sentimentos ou agradarem ainda mais os seus parceiros. No entanto, essa prática pode gerar sacrifícios financeiros que acabam comprometendo a renda e até acarretando endividamentos.


De acordo com economista e professor do curso de Economia da UNINASSAU Recife, Sandro Prado, é possível economizar e ter ideias de presentes criativos para este dia e sem comprometer o orçamento pessoal. "Realizar um planejamento financeiro antes de sair às compras, definir um valor máximo que está disposto a gastar e ter um limite estabelecido são algumas medidas que ajudarão a evitar gastos impulsivos e excessivos", explica.


Outra dica é priorizar a criação de um presente personalizado ao invés de comprar algo já pronto. Pode ser uma carta escrita à mão expressando seus sentimentos, um álbum de fotos com momentos especiais, ou até mesmo um jantar romântico preparado pela própria pessoa. Experiências compartilhadas também podem ser uma excelente iniciativa, por exemplo, ao invés de focar em presentes materiais, pode-se planejar um momento romântico para o casal.


"Outra dica é pesquisar por promoções e descontos. Muitas lojas físicas ou o e-commerce oferecem descontos nessa época, o que pode ajudar a economizar na compra dos presentes. Porém, é fundamental que os indivíduos fiquem de olho nas ofertas de lojas pela internet ou aplicativos, muitas aproveitam esta época para tentar dar golpe nos compradores. E ao invés de gastar com presentes caros, opte por algo que seja útil e significativo para o seu parceiro. Pense em algo que esteja relacionado aos interesses e hobbies dele(a), demonstrando que você conhece e valoriza seus gostos pessoais", sugere Sandro Prado.


O verdadeiro significado do Dia dos Namorados está na demonstração de amor e carinho, não necessariamente no valor financeiro dos presentes. Com um pouco de criatividade e planejamento, é possível celebrar essa data especial de forma econômica e memorável. 


Assessoria