Deputada Federal Ana Paula Leão participa da Megaleite 2024




O trabalho pelo setor leiteiro acontece dentro e fora de Brasília. Nesta semana, a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG), foi até Belo Horizonte representar a Câmara em missão oficial na maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2024. Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando há 19 anos, o evento contou com a participação da FPPL e da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite), na qual Ana Paula é relatora.


Na terça-feira (11), o primeiro compromisso da parlamentar foi um bate-papo com a apresentadora Consuelo Mansur no programa EmpreenDelas, para falar um pouco sobre sua vida pessoal e jornada profissional. A entrevista vai ao ar no sábado (15) às 9h30 no canal do YouTube @empreendelas.consuelomansur. À noite, houve a solenidade de abertura do evento, que reuniu diversas autoridades, como o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões; o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; o Presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; demais deputados federais e estaduais.

Na ocasião, Ana Paula recebeu o Certificado de Reconhecimento na defesa do agronegócio do leite. "Essa homenagem é por cada um de vocês, produtores, consumidores e apoiadores da nossa força motriz do país: o agro. É ele que nos alimenta, nos veste e representa o sustento de milhões de famílias. Continuem contando comigo e com o meu trabalho na Câmara", disse a deputada. Essa não é a primeira vez que Ana Paula é homenageada no evento. Em 2023, ela recebeu a comenda "Mérito Girolando", condecoração entregue a personalidades que contribuem para a defesa das causas da pecuária leiteira nacional.


Na quarta-feira (12), ao lado do presidente da Subleite, deputado Rafael Simões (UNIÃO-MG), e do vice-presidente, deputado Thiago Flores (REPUBLICANOS – RO), aconteceu a abertura onde foram abordadas as "Ações, Perspectivas e Projetos na Câmara". Também na quarta, teve a palestra "Competitividade e desafios na cadeia do leite brasileiro: uma visão de futuro" com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho. Além disso, membros da Subleite participaram da 26ª Reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg para falar sobre o "Plano de Ação da FPPL" diante do atual cenário.


Já na quinta-feira (13), a sustentabilidade foi o tema das palestras. A primeira com o Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg, sobre "Novas Tecnologias para a Cadeia Leiteira".

Também na quinta, a deputada Ana Paula prestigiou o Festival do Queijo Artesanal de Minas e foi uma das convidadas da reunião da Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite promovida pelo Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), encerrando assim a sua participação na feira. "A Megaleite nos ofereceu a oportunidade de conversar e debater sobre o problema do leite. Falamos sobre a importação e também sobre os outros desafios que a nossa cadeia enfrenta. Não existe essa história de que os problemas do leite são cíclicos, que os problemas acontecem todos os anos… Nós precisamos mudar isso, temos que tratar a nossa produção da mesma forma que qualquer área do agro. Vamos trabalhar por projetos estruturantes que possam eliminar os problemas que nos assolam há anos", finalizou Ana Paula.


A programação da Megaleite segue até amanhã (15) no Parque da Gameleira. A expectativa é que a exposição receba em torno de 70 mil visitantes, reúna mais de 1.500 animais e movimente mais de R$200 milhões. Além de apresentar inovações do agronegócio, a exposição promove julgamentos, torneios leiteiros, feira de negócios, debates e palestras.


Assessoria