Cooperativas de Uberlândia promovem a solidariedade no Dia de Cooperar

 Exames oftalmológicos gratuitos, ações de saúde bucal, doação de alimentos e palestra de educação financeira fazem parte da programação do Dia C na cidade 

Neste sábado, 29 de junho, a solidariedade e a cooperação vão marcar do Dia de Cooperar – Dia C, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As cooperativas Sicoob Creditril, Sicoob Credicopa, Unicred Aliança, Uniodonto Minas, Unipsico, Calu e Unimed Uberlândia realizarão, das 8 às 11 horas, uma ação solidária no Lar Escola Miramez, que atende cerca de 80 famílias carentes, no bairro Morada Nova. 

O evento marcará a entrega das doações da campanha solidária promovida pelas cooperativas, ao longo de todo o mês de junho. Alimentos e roupas foram arrecadados pelas instituições e para realizar a distribuição dos donativos, as cooperativas realizarão um café da manhã para os assistidos. Além do lanche, serão realizadas ações na área da saúde e educação financeira.

Dentre as atividades programadas para o sábado, o Sicoob Creditril promoverá uma palestra sobre Educação Financeira para cerca de 100 crianças atendidas pela instituição. Além disso, as cooperativas conseguiram uma parceria com a Associação Renovando Laços, que oferecerá exames oftalmológicos gratuitos às famílias assistidas. A entidade é conhecida por promover desenvolvimento saudável e intelectual às famílias de baixa renda.  

A Uniodonto Minas também levará para o evento o Odontomóvel, unidade móvel equipada com um consultório odontológico para promover ação de educação e prevenção em saúde bucal. 

Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) surgiu em Minas Gerais, pelo Sistema Ocemg, no ano de 2009. Atualmente, o movimento é realizado de norte a sul do país. A proposta é cuidar das pessoas, das regiões onde existem cooperativas, preservar o meio ambiente, realizar ações nas quais todos possam se beneficiar por meio do compartilhamento de experiências de voluntariado e solidariedade. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais. Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. 

O objetivo é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias. Dessa forma o segmento contribui para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.

A participação de mais de mil cooperativas, distribuídas em todos os Estados do Brasil, faz do Dia de Cooperar o maior movimento de voluntariado cooperativista brasileiro e, por hora, sem paralelo no mundo. Não por acaso, outros países vêm demonstrando interesse em aderir à proposta.

Assessoria